No último dia 24 de outubro, o Unilasalle-RJ realizou mais uma Mostra de Talentos, e nesta edição o centro universitário contou com a presença da Escola de Dança EcoPassos, que trouxe balé, hip-hop, samba e bolero à Varanda Cultural. O tema principal da apresentação foi o amor. O mesmo motivo que fez Cristina Guerra, de 59 anos, criar a EcoPassos, cuja trajetória já soma dois anos de existência.

“Em 2014, a antiga Escola de Dança Camarim encerrou suas atividades, os alunos não tinham mais referência, então comecei a observar a tristeza dos meus colegas, e como aluna decidi tomar uma atitude. Resolvi chamar o professor Cassiano Silva, que também pertence à Companhia Jaime Arôxa, para juntos, abrirmos um espaço que pudesse abraçar a todos, e está sendo assim desde o começo”, explica. O “todos”, a que se refere, abrange desde alunos de 14 anos com Síndrome de Down até “jovens” de 80.

Diversidade de faixas etárias, mas também de ritmos ao longo das seis apresentações da noite daquela terça-feira. Mas o bailado combina com a academia? A resposta Cristina tem na ponta da língua para o site do Unilasalle-RJ: “A dança é sim de muita importância até para instituições de ensino, pois além de dar condicionamento ao corpo, exercita a mente com passos e contrapassos, além de tirar o estresse de dias de provas, por exemplo”.

Veja as várias interpretações do amor em diversas coreografias:

Por Camila Reis/ Luiza Gould (revisão)

Ascom Unilasalle-RJ