Ela está no centro do Planalto Central do país, sendo, por isso, uma representante e tanto de solo verde e amarelo (cores presentes na bandeira, mas também as que fazem a cidade parecer uma pintura: conhecida por abrigar a maior quantidade de área verde por habitante do país, além de paraíso das acácias, sendo fora da Europa o município com maior concentração da árvore com as características flores amarelas). E por que não fazer de Goiânia, o “coração do Brasil”, um lugar que receba o mundo? Com este slogan, o Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais reuniu na capital do estado de Goiás graduandos dos quatro cantos do Brasil para discussões acadêmicas promovidas por palestrantes renomados.

O XXII ENERI ocorreu no último fim de semana do mês de abril e, mais uma vez, os lassalistas cariocas marcaram presença no evento. Os estudantes Marcella Rocha, de 21 anos, e Lucas Andrade, de 20, ambos do 6º período, participaram pela segunda vez do evento. No ano passado, eles eram estreantes quando viajaram, com o mesmo fim, 1.485 quilômetros rumo a Foz do Iguaçu. Desta vez, os 1.322 quilômetros trilhados foram para assistir a palestras sobre o tema “A política externa brasileira em tempos de crise: previsões de um futuro incerto”.

Em depoimento ao site do Unilasalle-RJ, Marcella traça paralelos entre o que viu em Goiânia e aprendeu em Niterói: “O evento foi muito rico, pudemos ter contato com professores como Amado Cervo e Cristina Pecequilo, nomes importantes em RI. Cursamos, atualmente, ‘História da Política Externa Brasileira’, e pudemos acompanhar no ENERI vários aspectos discutidos na disciplina. A oportunidade também foi ótima para revermos velhos amigos e fazermos novas amizades”.

Qual será o próximo destino? Acompanhe nossas mídias e fique por dentro de tudo que acontece com Relações Internacionais e outros nove cursos de graduação!