Por Bernardo Salgado Rodrigues

1)Geopolítica periférica e da integração

"Temos clássicos pensamentos geopolíticos holandeses, ingleses, norte-americanos, de várias nacionalidades do centro, muitas vezes incorporadas sem uma reavaliação dos reais valores e das reais necessidades dos países da América do Sul. Precisamos abrir perspectivas para a mudança da condição do capitalismo dependente e periférico da região e o lítio pode ser o caminho para gerar uma integração entre os países via recursos naturais".

2)Planificação regional de segurança e proteção dos recursos

"A segurança estratégica dos recursos naturais deve fazer parte de um projeto regional, com os organismos técnicos do Estado, principalmente as forças armadas, tendo a obrigação de defender essas novas fontes naturais".

3)Política de industrialização endógena

"Temos a produção de carbonato de lítio, exportamos, mas não produzimos as baterias aqui, acabamos importando de lá o que é pura extração do carbonato. A necessidade, então, é de se elaborar uma política regional de industrialização do lítio".

4)Participação no estabelecimento dos preços internacionais

"Uma vez que Argentina, Bolívia e Chile controlam a quase totalidade de reservas do lítio, as três nações poderiam configurar uma organização similar a dos países produtores de petróleo, com a capacidade de tomar medidas que incidam, futuramente, na regulação dos preços. O mesmo também vale para o caso do nióbio brasileiro. Precisamos de uma política tecnológica, estratégica e industrial".

5)Efetiva governança pública nacional

"Envolve aspectos regulatórios, fiscais, de gestão macroeconômica, planejamento estratégico, formulação e implementação de políticas públicas".

6)Processo de descolonização do Estado

"Inovação institucional e o fortalecimento da capacidade de gestão pública, a fim de que se possa aproveitar ao máximo os benefícios sociais da exploração desses recursos".

7)Avaliação dos sinais de mercado

"É preciso ficar atento a: volatilidade e especulação dos preços de commodities, os riscos de custo, financeiros, técnicos e logísticos".

8)Criação do Centro de Pesquisa Científico-Tecnológico

"A partir da estrutura de um centro, passa a ser possível desenvolver equipamentos de pesquisa multidisciplinares. Outra possibilidade é a criação de instituições que cumpram o papel de reunir informações e ideias indispensáveis para o estudo e a escolha das alternativas relativas aos recursos naturais da região".

9)Elaboração de um investimento dinâmico

"Este material precisa incluir aspectos como: reservas estimadas, reservas provadas, zonas de extração e produção de minerais, construção de modelos analíticos para elaborar taxas de esgotamento ou drenagem de recursos minerais correlacionando níveis de reservas, produção, tendências da demanda regional/mundial e dinâmica dos ciclos tecnológicos".

10)Mediação do impacto ambiental e social

"Conseguir administrar e medir de maneira eficaz os conflitos socioambientais que inevitavelmente surgem durante o desenvolvimento dos setores de recursos naturais".