Menu

“Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”. Certamente, Aleksandra Sliwowska Bartsch se encaixa no segundo tipo descrito por Érico Veríssimo. Professora do Unilasalle-RJ há três anos, a docente do curso de Administração assumiu, no segundo semestre de 2017, a Extensão e Pós-graduação do centro universitário. Missão posta, era hora de reunir todos os tijolos necessários e iniciar a construção do moinho. Em entrevista ao site da instituição, ela conta como tem erguido a nova base do setor, junto da colaboradora Ilza Marques e da jovem aprendiz Juliana Fonseca. Confira:

Unilasalle-RJ: A Extensão é um dos pilares das instituições de ensino superior, junto com a Pesquisa e o Ensino. Como você avalia a oferta deste serviço hoje no Unilasalle-RJ? Quais são os diferenciais?

Aleksandra: O Unilasalle-RJ já possui tradição em Extensão universitária, que permite a abordagem dos conteúdos extracurriculares. Se não temos uma graduação com ênfase em Fotografia, o tema estará presente por meio da Extensão. Ela abrange desde os cursos mais voltados para a área técnica, como Administração, Ciências Contábeis e Relações Internacionais, até a abordagem de áreas lúdicas, nas quais a sociedade se integra ao espaço acadêmico. O mais bacana é que, para fornecer um curso de Extensão no Unilasalle-RJ, você não precisa ser necessariamente um professor, você pode ser um profissional que possui o conhecimento prático por atuar no mercado e está disposto a passá-lo adiante.

Aula do curso de preparação para a prova do Conselho Regional de Contabilidade

 

Alessandra Nogueira ministrará curso de Desenho de Mangá

O primeiro grande diferencial é a própria visão lassalista de integrar, acolher as pessoas. O Unilasalle-RJ apresenta um leque variado de opções, a preços acessíveis e com a tradição La Salle, conhecida há seis décadas em Niterói, mas também a âmbito mundial. Buscamos este conhecimento local e global. Além disso, os cursos são pensados dentro do conceito de metodologias ativas, o famoso aprender a aprender e aprender fazendo, o que está sendo implantado não só na Extensão, mas na graduação também. É crucial este viés de aplicabilidade para que o aluno possa ter o retorno imediato do investimento que fez. E a Extensão permite isso, porque são cursos de curta duração.

 

Unilasalle-RJ: Nova gestão traz sempre mudanças. Fale um pouco sobre as ações já desempenhadas pela sua equipe.

Aleksandra: Começamos tendo uma mudança de foco do público que ministra os cursos de Extensão. Todos são bem-vindos, mas há uma prioridade para os professores do Unilasalle-RJ, principalmente pelo reconhecimento que eles têm junto aos alunos. Não se trata da prata da casa, mas do ouro da casa. Eles trabalham também fora do centro universitário, então é uma oportunidade de trazerem este ganho. Agora, em um segundo momento, queremos estreitar mais os laços com aqueles que não são da casa, mas são profissionais renomados, que trazem suas diferentes abordagens. Buscamos este equilíbrio, esta parceria entre o interno e o externo.

A segunda novidade vem das estratégias de veiculação da Extensão. Queremos uma maior visibilidade, inclusive internamente, para que os docentes sintam vontade de apresentar cursos. Com o apoio da equipe de Comunicação e Marketing, passamos a ter uma presença fixa na home do site. Além disso, foi criado o programa “Extensão em Pauta”, no qual os professores que vão ministrar curso são convidados a falar sobre o tema em vídeos curtos de 1 minuto, 1 minuto e meio. Seguimos com uma divulgação maciça também nas redes sociais. Ainda é importante reiterar que temos recebido muito apoio dos alunos, com colaboração na divulgação.

Passamos a ter um olhar para o segundo grau. Junto da professora Márcia Sadok, coordenadora do curso de Sistemas de Informação, e da docente Maria Inês Vasconcellos, de Engenharia de Produção, criamos o “Enem na real”. Através dele, convidamos os estudantes de 3º ano do Ensino Médio a colocarem em prática o que eles veem na preparação ao Enem, com o estudo de Química, Física e Matemática nos laboratórios do Centro Tecnológico Unilasalle-RJ.  

Por fim, fizemos uma alteração no horário de funcionamento. Antigamente o setor não funcionava às segundas-feiras, agora já contamos com atendimento.

 

Unilasalle-RJ: Em relação à Pós-graduação, quais são as expectativas?

Aleksandra: Começamos a pensar a Pós-graduação do Unilasalle-RJ com a proposta da formação contínua, que é uma possibilidade fornecida por sermos rede. O aluno começa no Colégio La Salle Abel, depois continua no Unilasalle-RJ e a ideia é estender esse processo de conhecimento até a pós. As áreas serão relacionadas aos cursos que nós já temos. Sabemos que o enfoque será a prática, apresentando teoria sim, mas de forma que o aluno possa ver, a exemplo dos cursos de Extensão, os resultados do seu estudo. As discussões começaram, mas a Pós-graduação é uma meta para 2018.  

 

Unilasalle-RJ: Fale um pouco sobre a sua trajetória na Academia.

Aleksandra: Eu atuo no Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro desde 2014. Logo me identifiquei com a instituição, até porque sou de família polonesa católica. Inclusive, eu tenho o imenso orgulho de ter colaborada na Galeria La Salle com exposição sobre a Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, junto da embaixada da Polônia. Minha formação é bastante eclética. Sou economista graduada pela Universidade Federal Fluminense. Fiz o meu mestrado em Engenharia de Produção pela Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Meu doutorado foi em Gestão da Inovação Tecnológica pela UFRJ também, e fiz uma Pós-graduação no SENAC, em Docência para Graduação Tecnológica. Já atuei na gestão universitária em outras instituições e aqui, além da coordenação da Extensão e da pós, coordeno o Núcleo de Inovação, Gestão e Sustentabilidade, ao lado da professora Silvia Maria de Oliveira. 

Aleksandra com os integrantes do Núcleo de Administração

Por Luiza Gould 

Ascom Unilasalle-RJ

Entre em Contato