Fazer da cozinha o ofício é uma escolha que tem, nos últimos anos, levado muitos brasileiros a empreender. Os ingredientes para a aposta dar certa são muitos, mas talvez um dos principais seja a formação. Convite a vestir no cozinheiro o uniforme de profissional, “Chef de cozinha” está com as inscrições abertas! Se você ama a mágica de transformar alimentos em deliciosas refeições e quer aprender mais sobre ela não deixe de se inscrever!

O curso de extensão com nova roupagem já acontece desde o início deste mês e tem feito sucesso entre alunos e professores. Confira alguns depoimentos:

“Não existe uma escola de chefs de cozinha, existe um curso em que auxiliamos alguém a se tornar chef. O 'Chef de Cozinha' é voltado para pessoas que querem ingressar na área ou fazer uma renda extra e também para aquelas que enxergam a cozinha enquanto hobby, uma forma de receber os amigos ou um caminho para ter cultura gastronômica.

O curso começa com o módulo básico na sala de aula, mostrando toda a parte de manipulação, o caráter nutricional. Depois entramos em um módulo de ciência alimentar, em que vamos explicar todos os fundamentos da cozinha. Esse é um diferencial do curso do Unilasalle-RJ, quando esses alunos entram na cozinha não estão crus. Eles já sabem todos os termos, os procedimentos, tudo o que acontece com o alimento. A seguir vem o módulo de técnicas. Ensinamos desde o pegar na faca até a nomenclatura dos cortes. Só após toda essa base entramos nos blocos gastronômicos, com as três culinárias mães: a francesa, a italiana e a brasileira. E por fim ainda há introdução à confeitaria”. – Chef Vicente Maia

“Eu vim para me aperfeiçoar, trabalho em estaleiro, uma empresa multinacional, e queria ter mais experiência. Vejo que o ‘Chef de Cozinha’ está abrindo um campo de trabalho melhor para mim. Eu era uma cozinheira, agora estou me tornando chef ao adquirir muitos conhecimentos que eu não tinha” – Adriana Nascimento, 38 anos.

“Sempre gostei de cozinhar, mas nunca profissionalmente. Fui morar no exterior e quando voltei decidi empreender. Abri um bistrô logo que cheguei ao Brasil e curiosamente ele virou um sucesso, mas senti que me faltava experiência. Por isso o ‘Chef na Cozinha’ é um complemento, me dá subsídio e um status.  Muitas coisas eu tinha noção só de instinto e agora eu efetivamente sei como acontece e como fazer. E cozinhar não é só mexer nas panelas, há toda a parte de segurança, higiene, comunicação. O Unilasalle-RJ me proporcionou descobrir isso tudo.  Os professores são renomados, muitos têm seus próprios negócios e estão doando seu tempo aqui. Já entre os colegas de turma você encontra desde donos de restaurante até pessoas que querem aprender a cozinhar para a família. E o preço ainda está dentro do que se encontra hoje no mercado”.   – Sven Lang, 47 anos.