Ao invés de se deparar com um caixa e escolher uma entre dez opções de sanduíche, uma série de monitores touchscreen. Tocando na tela, você seleciona o tipo de pão que quer. Próxima tela e é a vez de optar pelos ingredientes, cada qual com um respectivo preço. Assim, você pode montar seu hambúrguer do jeito que quiser, e controlar quanto gastará com ele. Um toque em avançar e é possível eleger acompanhamentos, refrigerantes, sobremesas. Com o término do menu interativo, surge a cereja do bolo: você pode nomear o produto que criou, deixando-o salvo no sistema para o caso de querer matar as saudades na próxima visita ao estabelecimento.

Esse é o Youburger, criado pelo empresário Rodrigo Malca, de 27 anos, em 2013. Hoje já são seis lojas (Barra da Tijuca, Resende, Macaé, São Gonçalo, Sorocaba e Campo Grande), com outras seis em processo de implantação (Carapicuiba, SP; Bragança Paulista, SP; Criciúma, SP; Unamar, RJ; Vitória da Conquista, BA; Vitória, ES; e São Paulo, SP). Com este histórico de sucesso, o empreendedor veio ao Unilasalle-RJ na última segunda-feira, dia 24, a convite do curso de Engenharia de Produção, para falar aos alunos sobre “Planejamento e gestão da produção em fast-food”. O encontro deixou cheio o Auditório Ir. Egydio Lucas, no 8º andar, bloco B.

Malca iniciou sua carreira de engenheiro na Michelin. O primeiro contato com o empreendedorismo veio quando um aluno da universidade onde se formou, a UERJ, pediu auxílio no Excel. Foi a faísca para a criação do curso Smart, que em uma semana já tinha mais de 90 inscritos, interessados em pagar R$ 25,00 por aula. “Comecei a perceber ali que poderia fazer algo diferente do que vinha fazendo na Michelin para me sustentar”, recordou. O negócio existe ainda, agora com o nome Prisma, com mais “disciplinas” na área de Engenharia, como VBA, AutoCad, Catia e Ms Project, e um corpo de professores. Mas foi com o Youburger que Rodrigo Malca realizou um sonho antigo.

“Meu pai me perguntou: ‘Rodrigo, se você continuar na Michelin e for diretor daqui a 20 anos, ganhando um salário que você sonha, você estará feliz?’ Respondi para ele e para mim mesmo que não. A concepção do Youburger me ocorreu no meio da faculdade, era algo que queria muito fazer”, disse, citando a importância de as empresas terem conceitos claros e passá-los aos clientes, “A ideia é um sistema touchscreen para você montar o seu sanduíche. O conceito, que estamos trabalhando ao longo desses anos, é o da liberdade. O Youburger é o lugar onde você é livre criando o seu hambúrguer”.

Com a estratégia, Rodrigo Malca e sua equipe conseguem atender tanto quem quer economizar, “gastando R$ 5,00 em pão, carne e queijo”, quanto aquele que está à procura de um sanduíche mais natural, “você pode colocar peito de peru, alface e tomate”. Esses são públicos previstos, mas o Youburger acabou atraindo também consumidores em busca de inclusão, como surdos-mudos. “Imagina um surdo-mudo indo em um fast-food tradicional e pedindo um sanduíche sem alface e cebola. Ele terá que fazer algum tipo de mímica, se sentirá humilhado desnecessariamente. No Youburger a deficiência dele passa despercebida”. Logo, a acessibilidade já era um valor agregado à marca, junto da sustentabilidade.

Na atual fase do negócio, a diversidade ganhou também personalização através de mascotes. Para atrair o público infantil, empresa de marketing contratada por Malca sugeriu a confecção de personagens, homens, mulheres, negros, brancos, de todas as idades. Em compras acima de determinado valor, o cliente leva para casa copo com um dos doze “youbies”. Durante a palestra, o empresário citou diferenciais do investimento em comunicação e publicidade, para atividades importantes, como tornar uma logomarca mais simples e, portanto, mais fácil de ser memorizada.

As dificuldades não ficaram de fora do bate-papo: “Quando você é pequeno, em termos de número de loja e faturamento, os fornecedores não olham para você da mesma forma de quando você é grande. E um dos pontos fundamentais para franquear o negócio é ter fornecedores homologados. Como garantir uma padronização se o seu insumo não está padronizado? Ao longo dos primeiros anos fomos conquistando ao poucos estas pessoas”. Abrir a primeira loja envolveu da mesma forma desafios. Dos R$ 250 mil necessários, R$ 220 mil conseguimos por empréstimo. Um risco grande, que acabou valendo a pena.

DICAS PARA EMPREENDER

Confira as sete dicas de Rodrigo Malca para quem quer abrir seu próprio empreendimento:

1ª => Perceba demandas latentes na sociedade. O que está faltando no mercado?

2ª => Esqueça o dinheiro.  Nem sempre a estabilidade é a melhor opção.

3ª => Parecer ser é tão importante quanto ser. É preciso ficar de olho na imagem.

4ª => Comece pelo “Por quê?” A razão de se estar desempenhando uma função deve vir em primeiro plano. Círculo Dourado de Simon Sinek, lembrado também por Marcelo Roque em palestra sobre cidades inteligentes.

5ª => Inspire sua equipe. Ter pessoas que sonhem junto você é um ingrediente necessário.

6ª => Faça com paixão, não menos que o melhor possível.

7ª => Evite desculpas a si mesmo. Elas são fáceis e não permitem evoluções.

8ª => Entregue mais do que o cliente espera de você.