O palco estava mais para pódio. E os atletas deste pentathlon moderno, apesar de não estarem trajando nada esportivo, correram atrás, deram braçadas fortes rumo à chegada, golpearam os obstáculos com o movimento perfeito (Touché!) e saltaram alto tendo como impulso a Educação. Em ritmo das Olimpíadas em casa, 121 concluintes de oito cursos do Unilasalle-RJ colaram grau na noite da última sexta-feira, 19 de agosto, levando consigo a medalha do dever cumprido.

A analogia entre a formatura oficial e os Jogos Rio 2016 marcou parte da fala do Irmão Jardelino Menegat, reitor do Unilasalle-RJ, durante a cerimônia. “Vocês venceram, alguns com o CR (Coeficiente de Rendimento) para bronze, outros para prata e outros para ouro, mas todos são vencedores”, afirmou ele lendo em seguida mensagem do Papa Francisco dirigida ao povo brasileiro por ocasião das competições. Determinado trecho do Pontífice diz: “Diante de um mundo que está sedento de paz, tolerância e reconciliação, faço votos de que o espírito dos Jogos Olímpicos possa inspirar a todos, participantes e espectadores, a combater o bom combate e a terminar juntos a corrida, almejando alcançar como prêmio não uma medalha, mas algo muito mais valioso: a realização de uma civilização onde reine a solidariedade, fundada no reconhecimento de que todos somos membros de uma única família humana”.

Outro Francisco, aquele que se entregou à pobreza material e inspirou o nome escolhido por Jorge Mario Bergoglio, foi citado logo no início da solenidade. Thiago Oliveira, estagiário do Setor de Ação Comunitária (SEAC), cantou a Oração de São Francisco. Estrofes como “Onde houver o ódio que eu leve o amor” foram pronunciadas em coro por estudantes, familiares e amigos. O momento de espiritualidade contou ainda com um convite ao silêncio em Ação de Graças a Deus, vindo de Livia Ribeiro, coordenadora do SEAC. A agora administradora Raquel Miranda foi a escolhida para encerrar a reflexão. “Sentimos Tua presença agora, quando nossos corações estão tomados de alegria”, afirmou a formanda.

Houve homenagens aos pais, amigos e mestres além dos juramentos. Um concluinte de cada curso realizou sua promessa representando os demais. No caso de Administração, ela foi a de observar o Código de Ética no aperfeiçoamento da profissão e desenvolvimento das instituições. Os contadores lembraram da importância de se aterem à consciência mais do que ao lucro. Graduandos de Direito falaram na defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático e dos Direitos Humanos.  Os três formados em Computação juraram trabalhar com afinco e perseverança para gerar resultados significativos. Historiadores citaram o exercício de atividades em prol de gerações conscientes, enquanto a formanda de Pedagogia prometeu atuar com dignidade na prática docente. Usar os conhecimentos para estreitar laços de amizade entre o Brasil e outros países foi o juramento dos internacionalistas. Já os programadores defenderam o uso da informática em benefício do cidadão.

O Irmão Jardelino Menegat aproveitou a oportunidade para ressaltar caso de destaque entre os agora egressos. “Vocês são o orgulho dos familiares que aqui estão presentes, mas também são o orgulho da instituição e dos mestres que trabalharam com vocês. A alegria do mestre é quando ele percebe que o aluno consegue ultrapassá-lo. Quero dizer que entre esses alunos formandos está um que prestou concurso para mestrado em universidade da Europa e foi aprovado”, revelou ele sem citar nomes. Na colação do início do ano o reitor destacou a presença de um estudante que sobreviveu à chacina da Candelária.

A mesa de autoridades da Colação de Grau Oficial 2016.1 foi composta, além do Irmão, pelo vice-reitor e pró-reitor Acadêmico, Ronaldo Curi Gismondi, pelo pró-reitor de Desenvolvimento, Hugo Amazonas, pela coordenadora pedagógica da graduação, Mary Rangel, pelo coordenador de pós-graduação, Rogério Cirilo, e por coordenadores de curso, que entregaram os diplomas a seus respectivos alunos: Marcos Figueiredo (Administração); Gabriela Barreto (Ciências Contábeis); Tatiana Trommer (Direito); Cesar Ornellas (representando Eloisa Souto, de História); Denise Salles (Relações Internacionais) e Márcia Sadok (Sistemas de Informação). Impossibilitada de estar presente, a professora Fátima Pimenta, coordenadora de Pedagogia, foi representada pelo reitor na passagem do canudo à única pedagoga que se formou na ocasião, Sabrina Vieira Cardoso.

Veja algumas das imagens desta noite histórica, cedidas pela Stylus Formatura: