“Quando se celebra 15 anos, a pessoa é apresentada à sociedade. Estamos apresentando a instituição Unilasalle-RJ para que seja conhecido todo este belo trabalho, a nossa história, da qual vocês fazem parte”. Foi com ares de debutante, lembrada pelo Irmão Jardelino Menegat, que o centro univresitário formou 178 alunos na última sexta-feira, dia 24 de março. Em clima de comemoração dupla, a Colação de Grau Oficial 2016.2 contou com os célebres discursos e juramentos, lotando o auditório do Centro Cultural La Salle. Os capelos, mais uma vez, foram lançados tão longe quanto os sonhos dos agora administradores, contadores, advogados, historiadores, pedagogos, internacionalistas e programadores.

Outros dois festejos fizeram parte da fala de Livia Ribeiro, coordenadora da Ação Comunitária, nos momentos iniciais da cerimônia. Escalada para uma reflexão espiritual, ela pediu memória aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida e aos 110 anos de presença lassalista no Brasil, para, então, fazer um pedido. “Lembremo-nos deste ‘Deus-Criador’, que preparou para nós cada detalhe dessa trajetória. Lembremo-nos da marca que desejamos deixar nas pessoas e no mundo. Vocês sairão daqui prontos a novos caminhos. E nós desejamos que vocês sejam ‘sal da terra e luz do mundo’", discorreu ela se referindo, ao final, à passagem bíblica de Matheus.

Na hora das homenagens, aos pais coube os agradecimentos pela “primeira conquista de muitas outras” e pelos formandos estarem “preparados para a vida”, nas palavras de Thamyris Ferreira Saraiva, do curso de Administração. Os amigos “de raízes, verdadeiros”, que “entregam o ombro para chorar” e os mestres capazes “de aceitar teus alunos como são, com suas diferentes realidades sociais, humanas e culturais” também foram prestigiados com a leitura de textos dos escritores Machado de Assis e Rui Barbosa. A leitura foi feita, respectivamente, pelos agora egressos Guilherme Leocádio, de História, e Stefano Justo, de Direito.

A grande novidade da colação foi a entrega do Prêmio de Destaque, concedido aos alunos com melhor Coeficiente de Rendimento entre as turmas de concluintes do segundo semestre de 2016. Inicialmente, apesar dos três melhores colocados receberem certificados pelo desempenho, apenas o primeiro de cada curso seria agraciado com uma medalha e desconto integral para estudo em uma das 14 opções de Pós-Graduação a serem abertas em maio. Ideia que logo foi deixada de lado pelo reitor, ampliando os benefícios: “Me chamou atenção ao olhar em detalhe que para conseguir durante todo o curso uma média de 9.2 é preciso ser bom aluno, e é do Unilasalle-RJ, está em nosso meio. E depois me dei conta de que os que tiraram o segundo lugar também estão próximos desse coeficiente, com 9.1. Vou para o terceiro lugar e reparo que é 8.9. Estão todos muito próximos. Então eu gostaria de anunciar que os alunos de 2º lugar receberão 50% de bolsa na Pós e os de terceiro terão 15% automaticamente”.

A notícia pegou de surpresa os lassalistas, prontos para celebrar mais esta boa nova. Como forma de abraçar os familiares, o Irmão Jardelino Menegat pediu aos pais ou parentes presentes na solenidade para que subissem ao palco e entregassem aos seus motivos de orgulho os certificados.

A mesa de autoridades da Colação de Grau Oficial 2016.2 foi composta, além do Irmão, pelo vice-reitor e pró-reitor Acadêmico, Ronaldo Curi Gismondi, pelo pró-reitor de Desenvolvimento, Hugo Amazonas, pela coordenadora pedagógica da graduação, Mary Rangel, e por coordenadores de curso, que entregaram os diplomas a seus respectivos alunos: Marcos Figueiredo (Administração); Gabriela Barreto (Ciências Contábeis); Tatiana Trommer (Direito); Eloisa Souto (História); Fátima Pimenta (Pedagogia); Denise Salles (Relações Internacionais) e Márcia Sadok (Sistemas de Informação).

COLAÇÃO ESPECIAL

Uma mudança na data da Colação Oficial levou à realização de uma cerimônia extraordinária no dia 17 de março. Doze formandos, englobando os cursos de Administração, Direito e Relações Internacionais, receberam seus diplomas. Por se tratar de cerimônia com menor número de participantes, mais íntima, portanto, o Irmão Jardelino Menegat solicitou a participação dos pais mais de uma vez durante o evento. “Com quais palavras vocês definiriam o perfil de entrada e o de saída de seus filhos da instituição?”, questionou o reitor. Entre as características, emergiam respostas como responsabilidade e amadurecimento. Também foram os familiares os responsáveis por darem nas mãos dos formandos o canudo simbólico de formatura.

Antes das clássicas fotos com beca, Menegat deu por encerrada a cerimônia citando sonhos do Unilasalle-RJ: “Em outubro, inauguramos um Centro Tecnológico, mas não queremos parar por aí. Temos a previsão de novos prédios, novos cursos, além do redesenho da Pós-Graduação para daqui a alguns meses”.