Menu

Calculadora a postos e lá se vão os números, em uma agilidade de combinações que geram, aliados a muita estratégia, os resultados mais seguros para uma decisão empresarial. É assim no mercado de trabalho e o mesmo ritmo pode ser vivido ainda na graduação. O curso de Ciências Contábeis começou o semestre repleto de atividades, com duas palestras marcando o retorno às aulas.  

No dia 22 de agosto, a professora Gabriela Barreto, coordenadora do curso, recebeu o presidente do Observatório Social de Niterói para o encontro “Transparência e Controle Social de Niterói”, evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio. Os palestrantes foram Marcelo Paluma Ambrosio, representante da Controladoria Geral da União, Rosangela Dias, do programa de voluntariado do CRC-RJ, e Guilherme Souza Magalhães, integrante do Observatório Social. “Os alunos ficaram interessados em contribuir com o Observatório, que visa acompanhar e auxiliar o processo de gestão da prefeitura de Niterói, de forma voluntária. Nossos discentes têm muito a contribuir, uma vez que estudam contabilidade pública, um campo de atuação importante do contador”, avalia Gabriela.

Já no dia 29, a palestra foi sobre o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), medida provisória 783/2017. Os futuros contadores foram convidados pela delegacia de Niterói da Receita Federal a acompanharem a conferência, ocorrida na sede do órgão. O PERT se refere ao parcelamento de débitos de natureza tributária e não tributária, vencidos até 30 de abril deste ano, contemplando pessoas físicas e jurídicas. Foram esclarecidas no evento as possibilidades e proibições de parcelamento, a forma como tal ação é feita no site da Receita, além de estarem em pauta as modalidades, categorias de parcelamento e os recursos administrativos. Os estagiários do Núcleo de Prática Contábil participaram em peso.

Entre em Contato