Eles estão em cantos opostos da mesma sala. Um com seu legado na educação brasileira, o outro com uma obra viva que hoje já chega a 83 países. Assim, lado a lado, o ex-diretor de pós-graduação do Unilasalle-RJ, Benno Sander (1936-2014), e o fundador da rede, João Batista de La Salle (1651-1719), dão agora nome a duas novas áreas da biblioteca, criadas para abrigar parte do acervo de ambos.

Nos pronunciamentos que antecederam a inauguração dos espaços, no último dia 2, o reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, frisou o quanto percebia semelhanças entre os dois homenageados: “Vou dizer o que ouvi de Benno: ‘Uma vida dedicada à educação com muito amor’. Já de La Salle queria trazer três palavras: educador, fundador e santo. Cada um seguiu seus passos, mas os dois perseguiram uma educação de qualidade e para todos”.

A declaração foi feita ainda no auditório do 3º andar, onde antes já haviam discursado Lauro Sander, irmão de Benno, o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Prof. Dr. Gilberto Garcia, a conselheira do CNE, Márcia Ângela Aguiar, e o vice-reitor e pró-reitor acadêmico Ronaldo Curi Gismondi, que esteve à frente da solenidade.

Emocionado, Lauro frisou o fato do irmão ser lassalista desde a adolescência, quando ingressou na Escola Normal La Salle, de Canoas. “Certamente a instituição forjou a personalidade do Benno. Das instituições que ele guardou no coração, o Instituto Abel e o Unilasalle foram os lugares onde ele formou os melhores amigos”, contou.

Companheiros de Benno da época do CNE, Garcia o classificou na cerimônia como “um cometa, um imortal”. Já Maria Ângela, que assumiu o lugar do amigo como presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), o chamou de “ícone”: “Benno mudou os paradigmas que não eram considerados à altura da educação brasileira. Aprendi com ele a ser capaz de olhar o outro e ver um prisma, deixando de lado a parte obscura e se relacionando com o lado brilhoso”.

Para o descerramento das placas na biblioteca, o Prof. Ronaldo Curi chamou a família de Benno e em seguida os irmãos lassalistas. Na ocasião, ele também brincou sobre as diferenças nos dois espaços. “O espaço de Benno é clássico, como ele gostaria que fosse. O de La Salle é fashion, convidando a juventude a se interessar pela riqueza dos seus escritos”, disse.  O evento contou ainda com o lançamento do último livro de Benno Sander “Construindo pontes de cooperação internacional”, distribuído em duas versões, português e espanhol.