“O Exame da Ordem permite a aferição da qualificação técnica necessária ao exercício da advocacia em caráter preventivo, com vistas a evitar que a atuação do profissional inepto cause prejuízo à sociedade”. Com esta fala, Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal, defendeu há cinco anos a constitucionalidade do Exame da OAB, obrigatório para o exercício da advocacia, para além da graduação. Apesar das polêmicas relacionadas ao tema, a prova se mantém, fazendo o Unilasalle-RJ preparar seus alunos e interessados da comunidade em geral para a tão aguardada hora. Mas, por que não juntar a revisão com a solidariedade? A resposta vem do professor Antonio Carlos Barragan, responsável por lecionar na instituição as disciplinas de Direito Tributário 1 e 2 no curso de Direito; Direito Tributário em Ciências Contábeis; e Direito Empresarial e Tributário aos alunos de Administração. É ele o idealizador do Aulão Beneficente da OAB, que recolhe fraldas geriátricas para o Abrigo Cristo Redentor, entregues na última semana no espaço localizado em São Gonçalo.

Funciona assim: a cada semestre, Barragan convida amigos com experiência em cada área no Direito para, gratuitamente, lecionarem durante um dia no centro universitário. A revisão geral acontece no Auditório La Salle, sendo aberta ao público. Visitantes e alunos precisam trazer, no entanto, a doação e são convidados a entregá-la pessoalmente aos sábios idosos da casa de repouso.

“Todos ganham enquanto seres humanos”, avalia o docente, “No campo acadêmico, os aulões de dicas agregam conhecimento, levando à melhora da performance no exame. Os professores também saem gratificados pelo bom resultado alcançado. No campo social, fica a sensação de bem-estar decorrente de estarmos ajudando pessoas em situação mais vulnerável”. A afirmação tem embasamento. Antonio Barragan é um dos maiores parceiros do Setor de Ação Comunitária e não perde a oportunidade de participar das ações voluntárias. Não à toa, sua descrição nas páginas destinadas ao SEAC na "Unilasalle-RJ em Revista" diz “Parceiro do bem”.

A entrega das novas fraldas arrecadadas foi na última quinta-feira, pelas mãos de Livia Ribeiro, coordenadora do SEAC, e de Thiago de Oliveira, estagiário do setor. A ida, como sempre, foi muito bem-vinda. Em maio, Barragan já lembrava a necessidade de afeto dos 160 idosos em situação de vulnerabilidade atendidos pelo Abrigo Cristo Redentor. Na ocasião, ele contou a história da senhora que sempre se arruma para receber uma visita. A casa também está no radar da Ação Comunitária por conta das dificuldades vividas pela organização do espaço. Este ano, chegou a faltar comida na despensa após seis meses sem recursos do Governo do Estado.

Mais uma vez, a solidariedade é palavra de ordem neste caso. “A mensagem que fica para todos é que, se temos mais, podemos ajudar aqueles que têm menos. Podemos seguir em nossas vidas com a sensação de estarmos compartilhando ao invés de competir com os nossos semelhantes”, conclui Barragan. Para colaborar com o Abrigo Cristo Redentor, entre em contato pelo telefone (21) 32845111 ou visite os idosos na Rua Dr. Nilo Peçanha, nº 320, Estrela do Norte, São Gonçalo.

Relembre em fotos como foi o Aulão da OAB, no dia 25 de novembro

MANHÃ