No tênis de mesa, cada jogo era motivo para uma nova comemoração. Este ano, ele já havia conquistado não só o bicampeonato nos Jogos Paralímpicos Universitários como também foi o primeiro do pódio no Parque Olímpico, consagrando-se campeão estadual paralímpico no tênis de mesa. Mas ainda faltava a Gabriel Mataruna, aluno do 4º período de Direito e atleta do Unilasalle-RJ, os títulos em quadra. Em abril, o sonho do primeiro individual no tênis em cadeira de rodas ficou nas oitavas de final, no Uberlândia Weelchair Tennis Open 2017, o segundo maior torneio do país para praticantes do esporte. Sete meses depois, Mataruna já pode celebrar a vitória: venceu em Aracaju o Del Mar Open, garantindo o primeiro troféu seu na categoria.

“Estou realizado com esse feito, pois foi minha estreia como primeiro lugar em um individual após dois anos de treino e de muito trabalho”, contou ao site do Unilasalle-RJ, “O título serve de combustível para continuar treinando, me dedicando, dando o meu melhor em cada competição”. O Del Mar Open foi organizado pelas Confederações Internacional, Brasileira e Sergipana de Tênis, e ocorreu do dia 2 a 5 de novembro, valendo pontos tanto para o ranking internacional quanto para o nacional.

Outra novidade para Mataruna, foi a presença de uma torcida de peso em Aracaju. “Os meus pais viajaram pela primeira vez comigo rumo a uma competição e o apoio deles foi, sem dúvida, de suma importância para que eu continuasse firme e focado no meu objetivo. E que venham mais títulos pela frente”, anseia.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ