Ela vive o lassalianismo de corpo, alma e coração. Angelina Accetta Rojas tem sua história atrelada a valores disseminados desde o século XVII. Professora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Sistemas de Informação no Unilasalle-RJ (onde leciona disciplinas humanísticas, além das ligadas à arte), ela é a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura da instituição e, portanto, uma presença sempre constante em salas, corredores e na Galeria La Salle. Um observador atento, no entanto, deve ter percebido que na semana em que o centro universitário comemorava seus 15 anos, Angelina não estava em parte alguma. Mas como é possível? A resposta está no Simpósio de la Mujer Lassalista, ou Primeiro Simpósio da Mulher Lassalista da América Latina. Nossa docente e funcionária foi escolhida como única brasileira a compor o comitê organizador deste importante encontro da rede.

E sua passagem pelo México emocionou. De violão a postos, cantou “Romaria” para uma plateia repleta de latinoamericanos, fazendo ecoar os versos de uma terra abençoada por Aparecida. A apresentação, no entanto, foi apenas um momento dos vários vividos na América do Norte.

Confira abaixo o artigo escrito por Angelina no retorno ao Brasil:

Saltillo, Cohauila, México, dias 16, 17 e 18 de maio de 2017

O Colegio Ignacio Zaragoza sediou o  Primeiro Simpósio da Mulher Lassalista  da América Latina, como resposta  a II Assembleia Regional de Missão Educativa Lassalista e a I Assembleia de Leigos da Região Latinoamericana Lassalista.  Participaram 116 mulheres, representando os oito Distritos que integram a região.

Na abertura, Hno. Paulo Petry, Conselheiro Geral para a RELAL, dirigiu  a sua saudação a todas as participantes do Simpósio,  convidando-as a assumirem o carisma da perspectiva  da mulher lassalista, que hoje atua em diferentes áreas de trabalho (administrativa, animação distrital, coordenação acadêmica, direção geral, docência, pastoral, dentre outras funções).  Ele ressaltou que os lassalistas recebem um chamado de Deus para transformar a realidade, cuja resposta acontece através de muitas vozes femininas.

Irmão Robert Schieler, Superior Geral do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, proferiu  a sua declaração de abertura do Simpósio ressaltando  a importância, bem como o desafio, de tal evento, devido à responsabilidade da contribuição das mulheres para a missão lassalista, vislumbrando novas formas de participação. Ele compartilhou a estatística de que a maioria dos associados lassalistas são mulheres  e foi enfático ao afirmar que a pretenção do Simpósio  seria a de prover  às mulheres a oportunidade de conexão entre redes de trabalhos, para compartilhar experiências, enriquecendo, dessa forma, a família lassalista.

O Irmão Superior citou, ainda, o  Papa Francisco, sempre preocupado em lembrar a importante função da mulher, das avós e mães na transmissão da fé, bem como de tradições culturais. Schieler agradeceu a todas as mulheres por serem promotoras das vocações lassalistas e por toda a sabedoria, alegria e criatividade que aportam à Missão Educativa Lassalista.

A Conferência da Profa. Dra. Miriam Camilo Recio, da República Dominicana, entitulada “Las Mujeres en la Misión Educativa Lasallista: Presentes, reconocidas, invisibles” teve como objetivo refletir sobre o papel da mulher na evolução histórica da Missão Educativa Lassalista.  Miriam ressaltou  a profunda intuição de São João Batista De La Salle em reconhecer, desde o início, a especificidade da função da mulher para a referida missão.

Ela destacou eventos importantes da RELAL na Região da América Latina e Caribe, a partir dos quais se apresentou a necessidade de abordar o tema e definir ações que permitam avançar em políticas com o intuito de  fortalecer a missão “Juntos e  por Asociación”. Miriam abordou a importância   do Projeto Regional Lassalista  (PERLA) como um instrumento que pode ser enriquecido, com urgência, dando mais visibilidade a mais de mil mulheres presentes no instituto. Destacou também a necessidade de reconhecermos que homens e mulheres são “iguais e diferentes” já que existe um “olhar sobre o mundo e sobre todas as coisas que nos rodeiam, sobre a vida e sobre a experiência que nos é própria”

Para organizar e enriquecer  a reflexão, a docente se baseou  na ampla bibliografía da Missão Educativa Lassalista, na Carta do Papa João Paulo II às mulheres, na Circular 461 do Irmão Alvaro Rodríguez, nas declarações do Papa Francisco, dentre outros documentos.

O Irmão Superior Geral Robert Schieler em sua Conferência Magistral, entitulada “La Misión Educativa Lasallista” nos recordou sua Carta Pastoral de dezembro de 2016, dirigida aos Irmãos e expressou a sua convicção de que a qualidade e efetividade de nossa resposta pessoal e comunitária, diante da Proclamação de Jesus, determinará o fortalecimento de nossa Missão  de Educação Humana e Cristã.  O Irmão Superior Geral centrou a sua conferência em quatro grandes aspectos que requerem a nossa atenção imediata para reforçar e planejar a manutenção e a conservação da Missão Lassalista:  1) A fundação antropológica cristã de educação lassalista; 2) a chamada contemporânea de tocar os corações e mentes através da conectividade; 3) Os beneficios de uma vida de oração e reflexão: descobrindo a Deus em todos os lugares e em todas as pessoas; 4) Resposta vocacional  à Associação para a Missão.

Para finalizar, o Irmão  Superior Geral convidou todas as mulheres  a participarem ativamente para a revitalização da Missão Lassalista na transmissão da Boa Nova às crianças e jovens que Deus lhe confiou.

Assim, o trabalho realizado nestes dias de Simpósio nos fez refletir sobre as nossas funções e as nossas capacidades ilimitadas de ação e transformação. O “ser mulher” nos impregna, de forma particular, de atuação em nossa vida de fé à transcendência do que somos e do que fazemos.

VJNC!

Para sempre!