No menu iguarias como grana pastelato (queijo grana padano empanado) além de salada verde, amêndoas salteadas e pera com redução de vinho de entrada; risoto de açafrão com saltimbocca la romana e filé à parmegiana como pratos principais; de sobremesa uma panacota com frutas vermelhas. A refeição digna de restaurante italiano foi preparada na tarde da última terça-feira, dia 15, no Unilasalle-RJ.

Atrás do fogão e das bancadas os alunos do “Jovem na Cozinha”, que capacita jovens de baixa renda entre 18 e 24 anos no ramo da gastronomia. Já em seu terceiro ano, o projeto social é uma parceria do centro universitário com a Fundação Gás Natural Fenosa — CEG, patrocinador que foi recebido para o almoço especial.

“As instalações são muito boas, a cozinha é perfeita. Eu vejo que os alunos estão trabalhando com muita dedicação e têm um professor bom. Este programa é importante por ter uma implicação social grande na vida dos jovens e de suas famílias”, resumiu o espanhol Manuel Beguer, coordenador de Projetos Internacionais da Fundação Fenosa, principal convidado do dia.

Beguer pôde acompanhar a preparação dos pratos e depois saboreá-los ao lado dos integrantes da equipe de comunicação da CEG no Brasil e de Hugo Amazonas. Na ocasião, o pró-reitor de desenvolvimento do Unilasalle-RJ ressaltou o caráter lassalista por trás da ideia:  “A nossa rede tem um enfoque muito grande na melhoria da vida dos mais necessitados. É interessante conseguirmos desenvolver um projeto desses com uma instituição como a Fundação Gás Fenosa, os dois de mãos dadas querendo realizar uma ação social contínua”. Antes do almoço o reitor, Irmão Jardelino Menegat, se reuniu também com os visitantes e afirmou sua intenção de colaboração mútua em outros projetos.

MERCADO DE TRABALHO

Após um ano de curso, o objetivo final do “Jovem na Cozinha” é conseguir empregar os participantes, seja em restaurantes, bares ou hotéis. Alguns deles já inclusive estão no mercado de trabalho, mas aprimoram técnicas. Um deles é Luan Vieira, de 22 anos, que há dois trabalha na equipe de confeitaria do Copacabana Palace. Ele foi apresentado ao grupo pelo chef Vicente Maia.

O caráter profissionalizante foi ainda ressaltado por Fernanda Amaral, diretora de comunicação da CEG, para quem “é uma alegria enorme fazer parte deste projeto não só pela qualidade dos docentes, a motivação desses alunos, mas principalmente por 95% deles saírem empregados”. Segundo ela, o “Jovem na Cozinha” dá uma perspectiva de futuro a muitos participantes “em um cenário de crescimento da demanda do turismo e da gastronomia”.

Um dos professores do curso, Vicente Maia, que apresenta os segredos da cozinha italiana no ciclo básico, lembrou já ter encontrado muitos ex-alunos atuando como chefs e supervisores de restaurantes:  “É um dos projetos que eu mais gosto de trabalhar, porque eles entram muito crus, as vezes sem nem saber o que é rúcula e no trabalho final acabam nos surpreendendo com reduções, ingredientes como baru, goma de tapioca”.

Após a formatura da atual turma mais duas já estão garantidas, uma que receberá o patrocínio da Fundação Gás Natural Fenosa e outra que será bancada pela Associação Dia Solidário, dos empregados da empresa. Eles doam um dia de salário em prol de alguma causa social no mundo.