Acolher v.t.d 1. Receber, abrigar, agasalhar, amparar. A definição vem do dicionário, mas o verdadeiro sentido do verbo transitivo direto pôde ser visto na prática na última terça-feira, dia 1º de março. E ao contrário da frieza dos termos técnicos, o “acolher” do Unilasalle-RJ foi pautado por bastante contato com os alunos, a começar por abraços quentinhos de boas-vindas distribuídos pelos integrantes do Núcleo de Ação Comunitária na Acolhida 2016.1.

Calouros e veteranos foram recepcionados pela manhã, logo à entrada da faculdade, pelos voluntários de placa na mão distribuindo o carinho gratuito. E o dia reservava ainda muita celebração. De 7h às 22h oito trucks e barracas aportaram no pátio do Unilasalle para a segunda edição do Food Truck Park trazendo lanches para uma variedade de gostos.

Do Black e Break Burger ficaram com os sanduíches; a Kituteria Karioca estacionou com quitutes como bolinho de feijoada e mini churros; as meninas do Frites apostaram em batatas fritas com casca e molho. Na parte de doces, Adocicado e Santo Brownie venderam variadas sobremesas e teve ainda sorvete com Palecolé além de milk-shake do Piccole Gelato. Sete desses trucks continuam na faculdade até às 22h desta quarta-feira.

Às 9h10 e 20h o Bicho Solto, chamado para comandar os shows, marcou presença na universidade animando o público com músicas de Raimundos, James Brown, Cidade Negra, Netroots, Tim Maia, MC João, entre outros. Entre um som e outro, os alunos puderam também bater as clássicas fotos segurando dizeres no mural da Acolhida 2016.1. Não faltaram caretas, sorrisos e brincadeiras com placas como “#tátranquilotáfavorável” e "queméessaaípapai?".

Os novos universitários receberam ainda boas-vindas no Auditório La Salle, com discursos do coordenador de extensão Guilherme Dias, da integrante do Núcleo de Ação Comunitária, Bhia Tabert, e do reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat. Em seu pronunciamento, Menegat lembrou o fato de em 13 anos a universidade ter conseguido se consolidar no estado do Rio e citou pontos fortes do centro de ensino superior, como “professores que amam a missão de educar e aprender”.

“Vocês vão ter orgulho de estudar aqui, mas a instituição se faz com uma estrutura física, bons professores e também bons estudantes”, observou o reitor, “Queremos que vocês saiam diferentes, como uma mãe me disse na formatura do filho: ‘Ele é outra pessoa, tem muito coração, me ama mais, me respeita mais e às outras pessoas’”.

No momento da noite, citando a importância da “mão dupla” na aprendizagem, o reitor também lembrou do lado humano buscado pelo Unilasalle-RJ que tem como “uma das características o acolher” e deixou um recado: “Construam relações afetivas, de amizade, mas construam também conhecimento. Construam dentro de vocês pessoas melhores do que as que chegam hoje”.

Veja mais fotos da Acolhida 2016.1 de manhã e de noite no nosso facebook.