Organizado pelas professoras doutoras Aleksandra Sliwowska Bartsch e Silvia Maria de Oliveira, do curso de Administração, o evento “A Niterói que o Rio precisa ver” movimentou o Unilasalle-RJ, entre os dias 19 e 21 de outubro.

Com o objetivo de apresentar Niterói como um presente para a Cidade Maravilhosa, quando esta completa 450 anos, o evento contou com palestras, exposição de fotografias, declamação de poesias e até lançamento de um livreto com curiosidades sobre nossa “Cidade Sorriso”.

A abertura foi realizada por nosso reitor, Irmão Jardelino Menegat, seguido pelo coordenador do curso de Administração, prof. Marcos Figueiredo Rodrigues. A primeira noite foi dedicada à temática “Branding Urbano: Niterói, um presente para o Rio de Janeiro?”, com palestras de Elza Calazans e Thiago Cid. Houve ainda declamação das poesias vencedoras do concurso “A Niterói que o Rio precisa ver”, pelo prof. Rodrigo Machado Gonçalves, e a inauguração de uma exposição de fotografias, na Galeria de Arte La Salle, que contou com as presenças do Ir. Jardelino Menegat; além do vice-reitor e pró-reitor Acadêmico, Dr. Ronaldo Curi Gismondi; da decana e coordenadora dos cursos de graduação, prof.ª Mary Rangel; da coordenadora da Galeria, prof.ª Angelina Rojas; do presidente da Neltur, sr. José Haddad; e do coordenador de Administração, prof. Marcos Figueiredo Rodrigues; entre outros.

No segundo dia de evento, a História e a Arquitetura estiveram de mãos dadas abordando “Do óleo de baleia ao caminho Niemeyer”. A temática foi apresentada pela diretora da Biblioteca Pública de Niterói, sr.ª Claudia Ricci, e pelos professores do Unilasalle Cesar Ornellas e Sandro Silveira. Abrindo a noite, a professora Aleksandra Sliwowska Bartsch prestou uma homenagem aos poetas pelo seu dia e declamou, junto com o prof. Leonardo Braga, outras três poesias muito bem avaliadas pela comissão julgadora. Destaque especial foi dado à dificuldade de escolha, tanto das fotografias, quanto das poesias vencedoras, pois os dois concursos contaram com 147 fotografias e 35 poesias inscritas. A noite também contou com uma apresentação de dança de salão, do prof. Silvio Alves que, com sua partner, contagiou a plateia com a alegria em ver Niterói e Rio homenageadas com samba, chorinho e bossa nova, e fazendo valer a frase da prof.ª Silvia Maria de Oliveira: “Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez!”.

A terceira noite foi especialmente dedicada às Engenharias e contou com a palestra do engenheiro Bruno Contarini, que trabalhou por 55 anos com Oscar Niemeyer e foi responsável por obras como a Ponte Rio – Niterói, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, entre muitas outras de grande relevância para o Brasil e para o mundo. A palestra, intitulada “Ponte Presidente Costa e Silva: o elo concreto entre Rio e Niterói”, foi uma verdadeira aula, e não apenas de Engenharia, mas também de gestão de projetos, e uma valiosa oportunidade de aprendizado, reconhecida pelos alunos presentes.

Confira a galeria de fotos em: https://www.facebook.com/unilasallerj