Foi bom para os olhos, para a boca e para os ouvidos. As cores preto, vermelho e amarelo foram estendidas no Unilasalle-RJ como um tapete na última segunda-feira, dia 25, e o resultado foi uma festa para os sentidos. A programação da Semana da Cultura Alemã, reuniu em sua abertura exibição de filme, workshop com chef, inauguração de mostra fotográfica e apresentação de cantora lírica. O passeio pela tradição do país da Europa Central é fruto de parceria entre a Galeria La Salle e o Instituto Cultural Germânico (ICG), tendo sido incluído na Semana da Língua Alemã no Brasil, organizada pelas embaixadas da Alemanha, Suíça e Áustria.

O pontapé inicial da viagem germânica foi com “Vitus”. O longa de 2006 dirigido por Fredi M. Murer conta a história de um menino superdotado, com grande talento para o piano. Indo contra o desejo dos pais este protagonista embarca em uma aventura na engenhoca construída pelo avô, o que o leva para longe da música clássica.

Após o filme, foi a vez de sair da visão para o paladar. O chef Harold Engelbart preparou no Espaço Gourmet do centro universitário iguarias da gastronomia contemporânea alemã. Os presentes puderam degustar entradas com caviar e salmão, além de prato quente.

Da cozinha para as palavras e os sons. A próxima parada do público foi na Varanda Cultural onde solenidade oficializou o início da Semana da Cultura Alemã. Falaram na ocasião a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), Angelina Accetta Rojas, o diretor do ICG, Ricardo Freitas e o reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat.  O vice-reitor e pró-reitor acadêmico, Ronaldo Curi Gismondi, começou os pronunciamentos agradecendo Angelina e o Irmão Jackson Bentes (também coordenador do NAC). Ele ressaltou ainda o fato de Freitas ser ex-aluno do Unilasalle-RJ.

Na oportunidade, Angelina frisou a importância do diálogo com o conjunto da produção de outras nações: “Educar para a diversidade significa entrelaçar saberes e identidades. E o papel da universidade é promover a difusão de culturas para que o aluno possa ampliar o seu repertório científico e cultural”.

Já o reitor citou as primeiras imigrações alemães no século XIX, traçando paralelos com o caráter plural do povo brasileiro.  “Eu não sou um dos 5 milhões de descentes de alemães no país, minha família vem de italianos. Mas sei que esse é um povo que chegou ao Brasil em maio de 1824, no município de Nova Friburgo. Em julho do mesmo ano, vieram alemães para o Rio grande do Sul, fundando São Leopoldo. E em 1828 entravam no estado de São Paulo”, lembrou o Irmão Jardelino Menegat, “Todas as etnias que estão aqui vieram engrandecer o nosso país e convivemos muito bem.  Quero felicitar o setor de Arte e Cultura, o instituto e os alunos que estão aqui por vocês nos possibilitarem conhecer as nossas origens”.

Após os pronunciamentos, a cantora lírica Luciana Lazulli se apresentou e houve a inauguração da mostra “Ortszeit momento local”, do fotógrafo alemão Stefan Koppelkamm. Para retratar os 27 anos da queda do Muro de Berlim, Koppelkamm decidiu posicionar sua câmera nos mesmos locais onde havia registrado antes uma cidade partida.

E a Semana continua! A exposição segue até 6 de maio, aberta ao público e gratuita, com visitações de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. No dia 20 de maio desembarca na Varanda Cultural a banda alemã Le Bummms Boys,  para show que promete unir política e ironia, sax e trombone.