Menu

As experiências de sucesso na educação superior são os principais tópicos de abordagem no Seminário Pedagógico de 2017 no Unilasalle-RJ, iniciado nesta quarta-feira (07/02), no Auditório La Salle, no 3º andar do Bloco A.

Na ocasião, professores e funcionários do Unilasalle-RJ foram convidados a refletir e propiciar sobre os diversos cases de sucesso – práticas didático-pedagógicas e aprendizagens metodológicas - dos cursos da instituição. O evento foi aberto pelo reitor do Centro Universitário, Ir. Jardelino Menegat, que em seu discurso apresentou o Plano de Desenvolvimento Institucional do Unilasalle-RJ e destacou que “O UNILASALLE-RJ que queremos tem os “pés em Niterói”, o “coração nas pessoas” e os “olhos para o mundo”. Os “pés em Niterói” quer significar o desejo e a vontade de contribuir com o desenvolvimento social de Niterói e de seu entorno. O “coração nas pessoas” significa que a comunidade acadêmica será valorizada e reconhecida por aquilo que é e pode contribuir com a Instituição. Os “olhos para o mundo” significam que nosso olhar não terá limites. O intercâmbio com outras instituições de ensino será uma de nossas metas”, reforçando ainda que, “O nosso Centro Tecnológico, inaugurado em outubro do ano passado, pode propiciar-nos o fortalecimento destes pilares do empreendedorismo e inovação. Com eles queremos oferecer uma educação de qualidade, uma educação teórico-prática. Daí a razão de existir em todos os cursos um currículo que contempla atividades integradoras e práticas profissionais desde o primeiro semestre.”

Em seguida, o primeiro conferencista do dia, o prof. Ricardo José Monteiro (Pajé), do curso de Administração, falou sobre as “Estratégias Pedagógicas no ensino superior – reduzindo gaps e formando pessoas melhores”.

No segundo case, o curso de Sistemas de Informação, representado pelo prof. Alex Salgado, falou da experiência de utilização do “Scratch no ensino de programação de computadores”, que é uma linguagem de programação, criada em 2007, objetivando utilizar uma linguagem mais suscetível à manipulação, através dos blocos, conferindo uma possibilidade de aprendizagem autogerida através da prática e teste dos projetos. A plataforma online permite que usuário interajam entre si, critiquem e aprendam com os projetos dos outros (remixing). Além disso, o Scratch permite a personalização através da incorporação de imagens e sons externos, bem como a possibilidade de desenhar e gravar som dentro da ferramenta.

Na sequência, o prof. João Paulo Ferreira, do curso de Pedagogia, abordou a “Formação em Libras”.

Encerrando o primeiro dia do seminário, foi tirada a foto oficial de todos os participantes, pela equipe de Comunicação e Marketing, e em seguida, foi servido o charmoso e saboroso coffee break, que contou com o talento do time da Gastronomia do Unilasalle-RJ, sob o comando do chef Vicente Maia. Não poderia faltar o delicioso bolo comemorativo aos 15 anos da instituição.

Confira a galeria de fotos em: https://www.facebook.com/unilasallerj/posts/1010283215782707

Entre em Contato