O convidado para palestrar no 2º dia do Seminário Formativo do Unilasalle-RJ foi o Irmão Israel José Nery, Assessor da CNBB, CRB – Brasília (DF), que falou sobre “Ser Lassalista Hoje”. O encontro foi aberto pelo Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Ronaldo Curi Gismondi, que afirmou: “Este Seminário é importante para que possamos nos refinar como lassalistas, para que nossa Instituição de Ensino Superior vá bem!”

Um momento de mística, conduzido pela Coordenadora do Núcleo de Ações Comunitárias, prof.ª Lívia Braga, antecedeu a fala do grande convidado da noite. Durante a reflexão inicial, foram exibidos dois vídeos para acolher os professores e colaboradores presentes.

Irmão Israel José Nery iniciou a palestra com uma frase impactante, levando todos a refletir sobre o papel do educador: “É mais fácil ensinar do que educar. Para ensinar você só precisa saber, mas para educar você precisa ser.” E apresentou os quatro pilares da Educação, baseados no Relatório para a UNESCO, da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.

Um breve histórico sobre a vida e missão de São João Batista de La Salle, sobre os primeiros Irmãos e a criação do Instituto dos Irmãos da Escolas Cristãs também foram apresentados por Ir. Nery, que ainda destacou: “Ao longo da vida, vamos aprendendo, mas o bonito, de fato, é que possamos ajudar o outro a aprender.”

O evento foi encerrado pelo Reitor do Unilasalle-RJ, Ir. Jardelino Menegat, que agradeceu a participação do Ir. Nery e a presença de docentes e demais funcionários, e ainda convidou a todos a rezarem juntos a Oração do Mestre Antes da Aula.

Confira a galeria de fotos em: www.facebook.com/unilasalleoficial