O curso de licenciatura em História tem por finalidade viabilizar a formação do professor pesquisador em História, em condições de desenvolver a docência associada à produção de conhecimento crítica, consciente e contextualizada, fundamentada numa visão sociopolítica ampla e compromissada em sintonia com as demandas sociais atuais. Busca a preparação de um profissional ciente de sua condição de agente histórico transformador, portador de uma sólida formação geral e capaz de reproduzir em sala de aula a perspectiva de que seus alunos também são importantes agentes de mudança, construtores do seu mundo, da sua história e do seu conhecimento, inseridos num processo de aprendizado permanente.

Aprovado com conceito máximo pelo MEC, o curso de História possui 100% de seu corpo docente formado por mestres e doutores, atividades de iniciação científica e ampla rede de estágios, sendo muitos dos estágios docentes realizados no Colégio La Salle Abel. Para além do ensino e da pesquisa, os profissionais desse curso tornam-se capacitados para atuar em campos como o turismo, a produção cultural, organizações não-governamentais e instituições de preservação do patrimônio cultural. O curso possui duração de seis semestres, com um total de 2.840 horas.

Convém destacar, na essência do referido curso, a presença fundamental da interação ensino-pesquisa-extensão, condições indispensáveis para a qualificação dos profissionais do conhecimento, de acordo com as determinações do Ministério da Educação (MEC), presentes nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de História, as quais destacam a “Ênfase na profissionalização dos historiadores e na consciência da necessária indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, incluindo novas áreas de conhecimento histórico e disciplinas afins, priorizando a formação pautada na interdisciplinaridade e na integração teoria-prática para a construção do saber".

Autorização
Portaria nº 4297, de 22 de dezembro de 2004

Reconhecimento
Portaria nº 804

Renovação do Reconhecimento
Portaria nº 286, de 21 de dezembro de 2013

50 vagas anuais, para o turno noturno

Quatro anos

› Mais informações sobre o curso

Professor: Dr. Sérgio Câmara
Dia e horário: terças-feiras, das 16h às 18h (encontros quinzenais)

O projeto apresenta seu eixo principal de análise nos domínios da Historiografia e da Teoria, encontrando-se, nucleado no Laboratório de Estudos de Memória, Patrimônio e Representações (LEMPAR). Trata-se da linha de pesquisa do Curso de História do Centro Universitário La Salle-RJ, dedicada ao tema das representações na sua dimensão histórica. Destaca-se a pesquisa das dinâmicas relativas à memória coletiva e às ações sociais na linha da História Cultural, objetivando ampliar nos alunos a capacidade de interpretação e contextualização.

Cadastro de Interesse

Preencha nosso cadastro para receber mais informações sobre nossos cursos.