O Unilasalle-RJ é uma instituição de Ensino Superior que vem atuando de forma antenada com as demandas da sociedade. A criação da sua Escola de Gastronomia visa atender ao dinamismo, à qualidade e excelência exigidos pelo mercado e pelo público interessado na formação nessa área, além de incorporar, em seu perfil, conceitos que hoje são tendências marcantes na culinária internacional, tais como: visão ampla de alimentação saudável, conceito de gestão em negócios de alimentos e bebidas, com capacitação e aprendizagem continuadas dos profissionais do setor.

     

Existe um movimento de valorização da Culinária, que vem sendo feito por chefes renomados. Por outro lado, começa a crescer a consciência de que esses profissionais têm muito a aprender com as tradições alimentares e gastronômicas, que se desenvolveram num profundo diálogo com as variedades regionais, dando origem a uma diversidade imensa e rica.

A Gastronomia ganhou lugar de destaque nos últimos anos, em especial por ser um dos setores mais aquecidos da economia. Na cidade de Niterói, os negócios de gastronomia estão em franca expansão e crescimento. As perspectivas apontam para o fortalecimento dessa tendência, em função da vocação regional para o turismo, hotelaria e gastronomia. Além disso, existe um mercado que busca conhecer mais a cultura gastronômica e aprender, de maneira prática, as técnicas culinárias. A gastronomia ganhou, nos últimos anos, um lugar de destaque entre as atividades de lazer. Um grupo cada vez maior de pessoas, homens e mulheres, encontra nos encantos da mesa e do fogão, e na própria cultura gastronômica, um tema de interesse e entretenimento.

     

O fato da Escola nascer dentro de um centro universitário traz a particularidade da integração com as graduações oferecidas, estabelecendo linhas de trabalho interligadas. Abrangendo professores e atraindo os alunos, a Gastronomia passa a dialogar com Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação ao tocar em temas como empreendedorismo, gestão, planejamento financeiro, legislação trabalhista, logística, aplicativos e novas tecnologias para o setor de alimentação.