Biblioteca De La Salle

Inaugurada em março de 2002, e reinaugurada em 19 de setembro de 2006, a Biblioteca De La Salle do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ) tem como função prover infraestrutura bibliográfica e documentária, apoiando as atividades da Instituição, centrando seus objetivos nas necessidades informacionais dos seus usuários e colaboradores, proporcionando o acesso à informação, à leitura e a outros recursos disponíveis, de forma rápida e eficaz.

Dentro de seu papel de apoio à pesquisa, a Biblioteca busca a ampliação permanente de material bibliográfico e o aprimoramento de seus serviços, através de uma política de atualização do acervo e de melhoria dos acessos a redes de informação.

Com vários ambientes, distribuídos em:

4º andar:

- CPD
- Sala de trabalhos acadêmicos
- Sala de terminais de computadores com acesso à Internet e rede sem fio (WI-FI)
- Salas de estudo em grupo
- Salas de estudo individual
- Áreas de leitura e estudo
- Sanitários

 5º andar:

- Recepção
- Balcão de atendimento e devolução de chaves
- Terminal de consulta do acervo
- Área de guarda-volumes
- Sistema eletrônico de catracas
- Sistema de controle de segurança
- Administração
- Pesquisa e empréstimo
- Área de obras de referência
- Hemeroteca
- Áreas de leitura e estudo
- Área de acervo
- Espaço São João Batista de La Salle
- Espaço Benno Sander
- Sanitários 

Acervo:

- Livros
- Periódicos
- Obras de Referência
- Trabalhos Monográficos, Teses, Dissertações

O acervo da Biblioteca De La Salle é de livre acesso para alunos, docentes e colaboradores da Rede La Salle e usuários externos, proporcionando ao usuário a escolha da publicação de seu interesse, oferecendo também opção de escolha de outros autores/títulos para atender e/ou complementar pesquisas. Contempla diversas áreas do conhecimento ,com ênfase nas áreas de Computação, Religião, Educação, Contabilidade, Administração, Direito, Engenharia, História entre outras. Possuímos aproximadamente 42 mil volumes. Para a comunidade externa (usuário externo) ter acesso à Biblioteca, ao acervo e utilizar as instalações, é necessário fazer o cadastro na biblioteca e aguardar recebimento de e-mail. Após essas etapas, o interessado deverá se dirigir a CAE (Central de Atendimento ao Estudante) para assinar o contrato de prestação de serviço de utilização da Biblioteca e proceder o pagamento da mensalidade definida pela Direção.

Confira aqui o regulamento de utilização da biblitoteca.

 


SERVIÇOS:

- Consulta on-line aos catálogos;
- Consulta local ao acervo;
- Levantamento bibliográfico;
- Normalização bibliográfica;
- Rede WI-FI;
- Orientação ao aluno na confecção de ficha catalográfica

Empréstimo domiciliar de até 3 livros, durante 7 dias consecutivos, para alunos de graduação e de pós-graduação. Para professores e colaboradores do Unilasalle-RJ, ABEL e Ensino Médio, o empréstimo domiciliar é de 5 livros, durante 10 dias consecutivos, sendo possível, para ambos os casos, a reserva pelo prazo de 48 horas e a renovação de empréstimo, caso não haja pedido de reserva.

COMUT - Programa de Comutação Bibliográfica - Serviço realizado mediante pagamento, através do qual obtém-se cópias de documentos (artigos de periódicos, teses, patentes, etc.) não existentes no acervo da Biblioteca, mas disponíveis em outras Instituições do país ou do exterior.

O catálogo on-line da Biblioteca facilita a pesquisa e torna público o precioso acervo bibliográfico do Unilasalle-RJ.

O Unilasalle-RJ adota um regulamento que dispõe sobre a utilização da Biblioteca.

Com o crescimento da Instituição, a Direção resolveu ampliar seu espaço físico, propiciando aos usuários aumento do número de salas de estudo individual e áreas de estudo e pesquisa, salas de estudo em grupo, sala de trabalhos acadêmicos, espaço João Batista de La Salle e espaço Benno Sander, aquisição de equipamentos de última geração, com acesso à Internet, para pesquisa e levantamentos bibliográficos, hemeroteca, aquisição de novos títulos de livros e assinaturas de periódicos, fornecendo aos leitores um diferencial profissional e intelectual.


O público externo tem acesso às dependências da Biblioteca e ao seu acervo, exceto ao empréstimo domiciliar, mediante pagamento de uma taxa mensal pré-estabelecida pela Instituição.

Confira aqui a lista de espera para acesso do público externo.

 

Referências de conteúdo bibliográfico

Biblioteca Digital Mundial
Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco.


Catálogo Coletivo Nacional de PublicaÇÕes Seriadas
O CCN facilita o acesso a publicações periódicas científicas e técnicas, reunindo informações de centenas de catálogos produzidos pelas principais bibliotecas do país em um único catálogo nacional de acesso público.
 

IngentaConnect
É uma base de dados multidisciplinar, tem 18.000 títulos de periódicos indexados, 8 milhões citações. Com acesso gratuito para as referências e pago para aquisição do texto completo.


Pré - Prints Eletrônicos de Los Alamos National Laboratory
É uma base de dados de pré-prints eletrônicos, onde é possível, em tempo real, fazer pesquisas, acessar referências, resumos e ainda realizar a impressão dos artigos gratuitamente. Os documentos classificados na base, sendo os primeiros a partir 1991, cobrem a área de física e suas especialidades, além das seguintes áreas relacionadas: matemática, ciências não lineares, linguística computacional e neurociência.

Revista de Administração de Empresas - RAE
Revista publicada pela Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo, é a primeira revista científica brasileira na área.

Scielo - Scientific Electronic Library Online
Coleção de revistas científicas. Possui uma grande variedade de temas relacionados à filosofia, com artigos completos disponíveis para download. Acesso público.


Superior Tribunal Federal – Biblioteca Digital
Disponibiliza documentos de diversas áreas do Supremo Tribunal Federal de interesse da sociedade.
 

Superior Tribunal de Justiça - Biblioteca Digital Jurídica
Repositório de documentos jurídicos em inteiro teor, tais como capítulos de livros e periódicos, teses, dissertações, decisões jurisprudenciais, palestras e discursos.


Biblioteca 

Rua Gastão Gonçalves, 79 – 5. andar
Santa Rosa - Niterói - Rio de Janeiro
CEP: 24240-030
e-mail: biblioteca.uni@lasalle.org
Tels.: (21) 2199-6615 / 6648 / 6658 / 6758 / 6784

Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta: das 8h30 às 21h45
Sábado: das 09h às 16h45.

"Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas."
Mário Quintana