Menu
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

A Faculdade La Salle, ao lado de outras instituições do Consórcio das Instituições Comunitárias Gaúchas (COMUNG), não aderirá ao Novo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) no primeiro semestre de 2018. O posicionamento se refere somente a novos contratos.

Estudantes que já possuem o financiamento junto à instituição, poderão realizar seu aditamento de renovação, seguindo as regras do FNDE.

A decisão se baseia na insegurança trazida com as recentes alterações promovidas na Lei nº 10.260/2001, que regulamenta a participação das Instituições de Ensino Superior no FIES.

Entre diversas alterações, a legislação prevê que o repasse financeiro, que acontecia diretamente dos alunos para as instituições, agora ocorrerá por meio dos bancos.

A Faculdade La Salle segue as orientações do COMUNG e da Associação Nacional de Escolas Católicas (ANEC), que se posicionaram contrárias à adesão das instituições, sob pena de inviabilidade de suas gestões e risco de fragilização das condições administrativas e econômicas das instituições privadas.

Tentativa de viabilização
A Faculdade La Salle, por meio da articulação de suas entidades representativas, vai seguir buscando a revisão da legislação, visualizando um cenário onde o equilíbrio econômico-financeiro e operacional seja garantido e a adesão ao FIEs seja novamente possível. 

  1. Acesse o site do Fies para sabe mais


Entre em Contato