Menu

Desde o dia 31, quando ocorreu a cerimônia de posse da Universidade La Salle, os tapumes que cobriam os vidros da sala ao lado da Biblioteca foram retirados. É impossível passar e não perceber que ali está um espaço diferente. A Xperience Room Google for Education é considerada um marco físico que reúne as metodologias de aprendizagem diferenciadas que chegam à Universidade com o projeto Google For Education. “Queremos materializar esse discurso inovador, de novas práticas, que não poderia ser só digital, teria que acontecer de forma presencial. Todo esse projeto arquitetônico vai potencializar aos estudantes aprenderem de forma diferente”, explica um dos coordenadores do projeto Google for Education e coordenador da Área de Educação e Cultura, Prof. Dr. Augusto Niche. O Prof. Dr. Daniel Sperb, Diretor de Graduação e Assessor de Inovação, contextualiza que o espaço é resultado do processo de reposicionamento estratégico institucional e fruto das ações previstas com a criação da Assessoria de Inovação. “A Xperience Room está formatada para operar com base em preceitos da consagrada metodologia de Design Thinking, permitindo que todos os usuários tenham contato com novas tecnologias e novas metodologias ativas”, relata Daniel, que também coordena o projeto.

Está previsto para o dia 20/06 um pré-lançamento da sala, com uma palestra voltada para os alunos do MBA em Inovação em Design de Serviço. O lançamento oficial acontece em julho e prevê a presença de um representante da Google For Education. Até lá, o espaço não ficará fechado. Estão ocorrendo pequenas práticas de apresentação com os alunos e professores. No futuro, além de receber as aulas, a Xperience Room também vai abrigar reuniões, workshops, cursos de pequena duração e será aberta para o público externo: “A sala também estará à disposição de parceiros de negócios interessados em degustar metodologias diferenciadas para alavancagem de resultados para a inovação”, explica o Daniel.

 

Espaço Multidisciplinar

Reunidos na Xperience Room, os quatro coordenadores das Áreas da Universidade fazem planos para potencializar o uso do novo espaço. O Prof. Me. Henrique Güths, que está à frente da Área de Saúde e Qualidade de Vida, explica que a sala deve provocar uma grande mudança na forma de aprendizagem dos alunos: “A área da saúde tem muitas ações baseadas em evidencias e são sempre linkadas com pesquisas, ensaios clínicos, o cientificismo. Acredito que na Xperience Room será possível criar um ambiente disruptivo, onde, associado à ciência, a gente consiga trazer novas experiências para os alunos”, explica. O Prof. Me. Sílvio Denicol Júnior, que coordena a Área de Gestão e Negócios, diz que é preciso buscar soluções inovadoras e que o ambiente Google deve facilitar esse processo: “Toda transformação que tivemos na sociedade, não apenas na área tecnológica, mas com os avanços na sociedade, globalização e hiperconectividade, fazem com que a gente pense soluções de formas diferentes e para isso a criatividade é fundamental. Podemos fomentar empreendedorismo que pode ser o tradicional, sem desprezar o que temos 'novo' hoje”, detalhou. O coordenador da Área de Tecnologia e Inovação, Prof. Me. Alexandre Andreoli, completa, citando a Xperience Room como um espaço para inovar e arriscar: “A gente vai se aproveitar desse espaço para criar ambiente inovador. Num ambiente de experiência e experimentação, que envolva o pensar de inovação, empreendedorismo, criatividade e Design Thinking. Queremos implementar uma geração maker e sem medo de errar”.

 

Arquitetura Google

Nada no espaço é por acaso. A Xperience Room foi pensada pelo Assessoria de Projetos da Universidade La Salle. A arquiteta Maria Luiza Feistauer explica que um dos pedidos da Google For Education foi a utilização das cores que representam a marca. Cores que, segundo a arquiteta, remetem a alegria e sensações agradáveis. Além disso, o conceito utilizado é que nada na sala é fixo, tudo pode ser modificado, formando assim um espaço dinâmico: “É uma sala divertida. Aqui vai ter um executivo em reunião, pessoas pensando fora da caixa, que podem querer sentar no chão ou na bancada em coworking. Por isso os móveis não são fixos e podem mudar de lugar, formando diferentes possibilidade para quem utilizar o espaço”, explica a arquiteta.

A Xperience Room tem como apoiadores a Nuvem Mestra, HSS Informática, Bike Point, Livraria Cultural, Happystation, Qoppa Restaurante, Fácil Negócios e Serviços e Menta Café.  

 

Parceria com o Google for Education

A Universidade La Salle firmou em 2016 uma parceria com a Google for Education, um passo que aproxima ainda mais a Instituição de metodologias inovadoras e conectadas com a necessidade do aluno do futuro. As mudanças que surgem com essa parceria impactam diretamente em sala de aula: professores e alunos passam a ter acesso gratuito a ferramentas que permitem a produção de conhecimento de forma colaborativa e dinâmica.

A parceria se estende aos alunos de escolas públicas e escolas lassalistas: um programa batizado de Google Innovators concedeu bolsas de estudos na Universidade para alunos com alto rendimento educacional. Os bolsistas não pagam mensalidade e têm acesso à Monitoria e Grupos de Pesquisa voltados para a inovação e o empreendedorismo na metodologia Google For Education.

 

Grupo Focal ocorre hoje na Xperience Room

A sala já tem atividade marcada para noite desta terça-feira, dia 06. Será realizado um Grupo Focal com alunos da Universidade La Salle. São estudantes que tem interesse em empreender. O objetivo da atividade, organizada pelo coordenador da Área de Gestão e Negócios. Prof. Me. Sílvio Denicol Júnior, em parceria com o Empreenda Canoas, tem como objetivo fazer uma pesquisa: “Queremos compreender o entendimento dos alunos sobre empreender, quais as dúvidas que eles têm. A partir daí, vamos traçar propostas de orientação para esse grupo”, explica o professor. O encontro irá acontecer a partir das 19h.

Confira AQUI fotos da Xperience Room 

 

 

Entre em Contato