Durante os dias 15 e 18 de julho o Velopark, em Nova Santa Rita, recebeu a segunda etapa do VP Series de arrancada. Entre uma competição e outra, estava na pista Thayana Almeida. Aluna de Engenharia Mecânica, da Área de Inovação e Tecnologia da Universidade La Salle, ela faz parte da La Racing, equipe de Arrancada da Instituição, e está sendo treinada para dirigir o veículo. Com a orientação e supervisão de pilotos profissionais, Thayana fez um reconhecimento do carro e da pista. “A gente teve a primeira experiência uma aluna nas pistas. A Tahyana primeiro auxiliou na manutenção dos veículos e depois desceu na pista com o dragster para um reconhecimento”, explicou o Coordenador da Área de Inovação, Prof. Msc. Eng. Alexandre Andreoli. A ideia é que em outras etapas a aluna possa simular uma arrancada de curta distância com o carro e no futuro até se tornar pilota. “Desde pequena eu sempre fui apaixonada por carro turbo e agora eu estou colocando isso em prática. É raro ter uma mulher pilotando”, comenta Thayana.

Além disso, cerca de 10 alunos que integram a La Salle Racing fizeram a manutenção dos dragster e receberam os visitantes no box da equipe, explicando mais sobre o projeto. “Tivemos contato com muita gente, recepcionamos essas pessoas e explicamos pouco desse mundo da arrancada. Inclusive tivemos a confirmação de um aluno que vai se matricular na nossa instituição por interesse em participar do projeto”, explicou o professor.

La Salle Racing

A La Salle Racing é a primeira equipe universitária de arrancada do Brasil. O projeto teve início esse ano e reúne alunos de diferentes áreas. “A gente tem alunos de administração, marketing, das engenharias, etc. É importante deixar claro que não é um projeto só de engenharia e sim um projeto que está aberto as mais diversas áreas do conhecimento e que consiste não só em ter uma equipe de arrancada mas gerir uma equipe de corrida”, completa Andreoli.

Universidade La Salle e Velopark

A parceria entre a Universidade La Salle e o Velopark foi oficializada no final de 2016. Desde então, a Universidade é a Fornecedora Oficial de Ensino Universitário do Velopark, tornando-se instituição para a formação de colaboradores da empresa e espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, incluindo iniciação científica e tecnológica e projetos em conjunto. "A parceria com o Velopark é uma ação que solidifica o Catalisador de Valor Innovation, decorrente do Reposicionamento Estratégico baseado em Design Thinking que conferiu aos cursos a geração de valor por meio da interdisciplinaridade e da configuração por áreas estratégicas", explica o Diretor de Graduação e Assessor de Inovação Prof. Dr. Daniel Sperb.

Confira AQUI mais fotos desse dia.