O dia 8 de maio de 2017 ficará marcado para a comunidade de Canoas e região. Nesta data, com publicação da Portaria nº 597 do Diário Oficial da União, o Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho homologou a concessão do título de Universidade à instituição Lassalista. Agora, o então conhecido Centro Universitário do município de Canoas,  passa a responder à comunidade sob um novo status, cujas responsabilidades com a qualidade da educação são ainda maiores que aquelas pactuadas até então.

O Unilasalle Canoas já demonstrava ter uma atuação que ia além de seu status de Centro Universitário.  Suas práticas pedagógicas e posturas diante da comunidade sempre posicionaram essa instituição entre as referências na região onde atua. Fato é que neste ano pôde-se declarar “o melhor Centro Universitário do Rio Grande do Sul”, com base nos resultados do último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo INEP/MEC, publicado em março deste ano.

A busca pelo título de universidade surgiu no ano de 2013, após definição do Conselho Provincial dos Irmãos Lassalistas, responsáveis pela Rede La Salle de educação em todo o Brasil. A partir dessa decisão, a instituição estabeleceu seu plano de desenvolvimento institucional (PDI) com o foco em ações que lhe permitissem, em médio prazo, alcançar os indicadores preconizados pelo MEC a fim de conquistar o título de Universidade e manter a qualidade no ensino, marca do compromisso da educação Lassalista.

Uma dessas ações foi o investimento com foco na criação de novos programas de pós-graduação - em nível de mestrado e doutorado. Além disso, a instituição incorporou uma organização político-pedagógica com o propósito de cumprir, à risca, as métricas semestrais estabelecidas no controle dos indicadores do MEC. Isso inclui corpo docente adequado e qualificado, infraestrutura e processos pedagógicos que garantam a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão/ação comunitária.

Qual o impacto nas oportunidades e oferta dos serviços educacionais?

Em uma dimensão política, a mudança para Universidade La Salle trará à instituição uma ampliação na relação da comunidade acadêmica com diversas esferas do Governo Federal, em especial com o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A instituição também terá a ascensão sobre outros ministérios, como Ciência e Tecnologia - por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) -, Esportes, Saúde, Assistência Social e outros. Ainda, possibilidades de relações mais efetivas com empresas e organizações relacionadas à sociedade civil, com foco na chamada tríplice hélice.

Uma das referências que permitem essa percepção é a observação de que muitos dos editais públicos são destinados exclusivamente a Universidades e coordenados por professores doutores.

No campo da infraestrutura, uma das principais possibilidades de mudança na detenção do status de Universidade é a possibilidade de estabelecer uma estrutura multicampi. Diferentes localidades poderão integrar a mesma instituição, inclusive com abrangência nacional.

Tratando-se de serviços educacionais, passa a ser permitido à instituição a revalidação de diplomas expedidos em instituições de ensino do exterior. Também, terá a possibilidade de ampliação de portfólio de cursos, inclusive com a oferta de mestrados e doutorados interinstitucionais (Minter e Dinter).

Saiba mais sobre esse processo

Universidade: qualidade eminente

Entenda cada uma das etapas de se tornar universidade

Universidade de fato: uma Instituição que sempre fez mais pela comunidade