A Universidade La Salle abriu as portas na tarde desta quarta-feira, dia 14/11, para cerca de 60 mulheres trabalhadoras de cooperativas parceiras da região com o objetivo de proporcionar um momento de troca de experiências e, principalmente, de atenção àquilo que é o instrumento de trabalho mais importante para elas: a própria saúde e bem-estar. O projeto “Universidade para (todas) elas” foi promovido pela Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A tarde teve início com as boas-vindas do Pró-reitor de Administração, Prof. Me. Renaldo Vieira de Souza e o bate-papo com a Enfermeira Adriana Barcelos, que abordou o tema “saúde da mulher” e destacou os riscos de contaminação por parte das catadoras durante a jornada de trabalho em estão expostas a diferentes tipos de resíduos e também durante as relações sexuais. “Doenças como HIV, hepatite e sífilis são silenciosas e podem se manifestar só depois de anos, mas a boa notícia é que todas têm tratamento, por isso é tão importante buscar os atendimentos de saúde e se prevenir”, destacou. A Enfermeira também ressaltou a importância de momentos para cuidar de si. “ Vocês precisam ser mulheres empoderadas para lutarem pelos seus direitos, mas também precisam ser empoderadas para cuidarem da própria saúde, pois se não estiverem bem com a saúde, também não estarão disponíveis para cuidar da casa, dos filhos ou da casa”.

Rodas de conversa proporcionaram troca de experiência e reflexão

Na sequência, o grupo se dividiu em diferentes rodas de conversa. Na roda intitulada “Lugar da Mulher?”, a diretora das Políticas paras as Mulheres de Canoas, Ana Moraes, abordou as possibilidades de enfrentamento à violência e da busca das mulheres pelos seus sonhos; a doutoranda em Memória Social e Bens Culturais na Universidade La Salle, Rita De Cássia Brochier, ministrou a roda de conversa com as lideranças das cooperativas para que trocassem experiências sobre as melhores formas de gestão; já na oficina sobre saúde mental a Psicóloga e Professora, Ana Claudia Braun, conversou sobre esse outro tipo de saúde que influencia diretamente no bem-estar de todos e que merece atenção; e a Prof. Dra. Tatiana Vargas trocou uma ideia sobre o convênio da Universidade com a ONU, He for She, e as estimulou a pensarem ações que a Universidade pudesse executar em parceria com as catadoras proporcionando o empoderamento delas como mulheres.

Saúde em primeiro lugar

As participantes também foram recebidas nas dependências das Clínicas Unilasalle pelas profissionais da área da saúde e puderam ter acesso a informações que priorizam o próprio bem-estar. Além das atividades físicas que fizeram as mulheres levantarem da cadeira, como alongamento e aula de ritmos, elas também conversaram sobre alimentação saudável, acessível e de baixo custo; receberam orientações de psicopedagogia e ouviram dicas de cuidados com a pele.

Cooperativas participam de projeto de capacitação ao longo do ano

O vínculo entre Universidade e cooperativas não é novidade. As quatro cooperativas que participaram das atividades dessa quarta-feira também são atendidas no projeto “A Voz das Catadoras” que propõe diversas capacitações para o público feminino. Duas dessas cooperativas são, inclusive, incubadas na Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade: a Cootre e a Coopcamate. No dia 22/11, o projeto promoverá um evento de encerramento das atividades deste ano também nas dependências da Universidade La Salle.

Confira mais fotos AQUI.