Menu

O Unilasalle Canoas está representado na Olimpíada que acontece até o próximo domingo no Rio de Janeiro. Colaboradores e acadêmicos estão envolvidos no maior evento esportivo do mundo. 

A Profª Leda Nascimento, da Educação Física, foi para a Olimpíada para atuar como árbitra de ginástica artística como cronometrista das séries de solo. Leda faz parte de uma equipe de dez árbitros. O papel de um cronometrista, segundo a professora, “é controlar o tempo da série do ginasta que não pode ultrapassar um minuto e meio, se ultrapassar esse tempo, a ginasta recebe um desconto de 0,10”. Já no primeiro dia de competições, que foram as classificatórias, participaram 98 ginastas. 

O Prof. Fabrício Fontoura, de Fisioterapia foi atuar como técnico oficial nacional da ginástica olímpica, realizando junto à Federação Internacional de Ginástica gerenciamento, execução e acompanhamento da arbitragem. O docente tem experiência de 16 anos na arbitragem e já foi treinador da Seleção Olímpica Permanente de Ginástica de Trampolim (Cama Elástica) e Fisioterapeuta em algumas competições. “Durante os jogos eu fiquei responsável por toda a arbitragem internacional e atuei no momento da competição como auxiliar”, contou.

Além deles, o Coordenador de Educação Física, Prof. Roberto Mesquita também está participando dos jogos, fazendo contatos em busca de parcerias para o curso. “Como tenho uma formação na área dos Estudos Olímpicos, que ocorreu na Academia Olímpica Internacional (AOI), localizada na cidade de Olímpia - Grécia (onde a tocha foi acesa) estou acompanhando os Jogos Olímpicos visando aproximar as instituições, especificamente viabilizando a participação de professores e alunos do UNI em eventos organizados anualmente pela AOI”, destacou o professor que, na volta, irá contribuir com sua experiência nas disciplinas Introdução e História da Educação Física e Gestão Esportiva. O professor esteve acompanhado dos acadêmicos Guilherme e Giovani Góes durante a competição de judô em que a Rafaela Silva conquistou a medalha de ouro. Ambos são atletas a Academia Kiai.

O professor do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano, Prof. Ricardo Saldanha, foi para a Olimpíada para atuar como pesquisador da aplicação de um estudo entre espectadores e atletas da modalidade de pentatlo moderno. Já a acadêmica Gabriela Dutra, graduada em Educação Física (licenciatura) pela instituição em 2011 e atualmente formanda do curso de Educação Física (bacharelado), foi para atuar na Arena Vôlei de Praia em Copacabana, como Assistente de transporte. A acadêmica de Processos Gerenciais e colaboradora Ketlin Leote também trabalha como voluntária no credenciamento de estádios e na cerimônia de encerramento. 

Clima olímpico também no Unilasalle

O clima é Olímpico, não só no Rio de Janeiro, mas também no Unilasalle Canoas. Isso porque até dia 31/08 a exposição “Gustavo Endres: Suas memórias, nossa herança” está aberta ao público no espaço Multicultural da Biblioteca. Gustavo é um dos maiores atletas gaúchos, medalhista olímpico pela Seleção Brasileira adulta de vôlei, tendo mais de 20 títulos na carreira, e hoje figura na diretoria do Vôlei Canoas como Gerente/Supervisor e coordenador técnico do projeto de incentivo ao vôlei, apoiado na parceria entre o Unilasalle e o Ministério do Esporte. A exposição funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Entre em Contato