Menu

A Produtora Social CJ, iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, em parceria com a Fundação La Salle, com o apoio do Unilasalle Canoas, foi criada para dar suporte técnico a equipes de jovens. A intenção é que as equipes sejam capazes de gerir sistematicamente projetos, assim como planejar e executar eventos educativos, culturais e esportivos, promovendo espaços de convivência, expressão e socialização entre jovens. Dessa forma, a produtora está realizando, até junho, os Ciclos de Cidadania em escolas municipais e estaduais dos bairros Guajuviras e Mathias Velho. E a qualificação desses agentes vem sendo feita de forma sistemática.

Nos dias 17 e 18/05, e nos dias 24 e 25/05, professores do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle estiveram ministrando oficinas, na sede da Fundação La Salle, que visaram contribuir para o processo de formação continuada aos Agentes de Ação Social. Temas como “Juventude e vulnerabilidade social” e “Gênero e sexualidade e violência de gênero” foram os primeiros abordados. No dia 24 foi a vez de “Segurança pública e Educação Popular”, com Cássio Maffioletti, coordenador da Produtora Social da Casa das Juventudes, e bolsistas de Iniciação Científica do projeto de pesquisa “Memória social, relações comunitárias e construção de identidades entre jovens moradores de um Território de Paz”. E no dia 25, o tema foi “História Oral da Comunidade Guajuviras”, com Griot Carlos José de Paula e Adriano de Souza Peixoto, do Movimento Contínuo; com o antropólogo Cássio Maffioletti; e a Prof. Dra. Luciane Raupp do Unilasalle.

O que fazem os Agentes de Ação Social

Os agentes desenvolvem ações voltadas para a temática da Segurança Pública e promoção de direitos; auxiliam a equipe na busca ativa de demandas na Casa da Juventude, realizam acolhimentos e encaminhamentos; organizam oficinas e grupos; mediações de conflitos comunitários; e identificam demandas pertinentes aos serviços prestados à Casa da Juventude, entre outras atribuições.

Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas

Entre em Contato