Conhecer ideias e histórias que inspiram pessoas mundo afora sem sair do lugar. Na próxima semana, os acadêmicos da Universidade La Salle terão a oportunidade de ter uma amostra dessa diversidade durante a 3ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais, o SARI. O evento acontece de 25 a 29/09 com diversas conversas que girarão em torno do tema Os Desafios e Conflitos do Sistema Multipolar, desde a participação brasileira nas missões de paz da ONU à política externa russa pós Revolução de 1917. Conta com a organização do Diretório Acadêmico de Relações Internacionais, com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Tatiane Vargas Maia.

A programação contempla palestras, mesas de debates e oficinas. Entre as principais atividades estão a participação da Profa. Dra. Rosana Pinheiro Machado, da Universidade de São Paulo e colunista da Carta Capital e a fala da médica cirurgiã Maria Fernanda Delanico, do programa Médicos Sem Fronteiras. Saiba mais sobre elas:

Maria Fernanda Detanico possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É cirurgiã e atuou como parte do Programa Médicos Sem Fronteiras no Haiti, Líbia, Paquistão, Sudão do Sul, República Centro Africana.

Rosana Pinheiro Machado é cientista social, docente, escritora e pesquisadora. É membro da Academia Britânica de Ensino Superior e colunista da revista Carta Capital. Foi professora de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Oxford de 2013 a 2016. Fez seu doutorado em Antropologia Social pela UFRGS, sendo bolsista da Wenner-Gren Foundation, com doutorado sanduíche pela University College London (UCL).

Confira a programação e participe!

Segunda-feira (25/09), 19h, Ir. Auditório Arsênio Both: Rússia do anos pós-revolução - panoramas da política externa e de segurança. Palestrante: Larlecianne Picolli, doutoranda em estudos estratégicos internacionais, aspectos gerais da história e política internacional da Rússia.

Terça-feira (26/09), 19h, Auditório Ir. Arsênio Both: Médicos Sem Fronteiras. Participação de Maria Fernanda Delanico.

Terça-feira (26/09), 17h às 19h, Xperience Room: confraternização pelo Dia do Internacionalista.

Quarta-feira (27/09), 19h, Auditório Ir. Arsênio Both: palestra com Dra. Rosana Pinheiro Machado.

Quinta-feira (28/09), 19h, Auditório Ir. Arsênio Both: Mesa de debates e oficina sobre intercâmbio e parceria com o Centro de Hospitalidade. Participação de colegas que já viajaram e compartilharão suas experiências.

Sexta-feira (29/09), 19h, Auditório Ir. Arsênio Both: mesa redonda com Coronel Negreiros com “A legitimidade da participação brasileira em operações de paz”; Coronel Colares com “A concepção histórica geral das operações de paz da ONU”.