Menu

Troca de experiências entre profissionais e acadêmicos e muito conhecimento técnico da área de Tecnologia da Informação. Esta foi a oitava edição do Telecompt, maior evento da Tecnologia da Informação e Comunicação do Unilasalle Canoas. A grande novidade deste ano foi a organização por parte do Diretório Acadêmico da Computação (Dacomp).

Durante as noites de quarta e quinta-feira, dias 03 e 04/08, o Salão de Atos foi invadido por temas como internet das coisas, Arduíno, telecomunicação e redes de informação. A palestra de abertura ficou por conta da Engenheira de RF da Huawei, Deborah Detânico. Ela falou sobre a sua experiência em redes de telecomunicações, relatando um pouco sobre a evolução e a diferença das arquiteturas das redes 3G e 4G. “Além de entregar o serviço ao cliente, há várias ferramentas para manter a qualidade da rede, e é nisso que eu trabalho”, destacou. As novidades na área de soluções também prometem. De acordo com Deborah, ainda este ano a Huawei lançará novidades para soluções de propagação. Depois dela, o proprietário da Crescer Engenharia, Cristiano Nazario falou sobre a internet das coisas e da sua relação com o Arduíno, plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre. 

Já a segunda noite começou com Ducker, com a fala da desenvolvedora de softwares da KingHost, Morvana Bonin. Ela falou sobre a o conceito, a instalação e as inúmeras aplicações e complexidade da plataforma. O Docker, de acordo com a palestrante, é uma plataforma open source para construção e desenvolvimento de ambientes. E para finalizar a noite e o evento, Douglas Machado Adolpho, da Vogel Telecom falou sobre a evolução do consumo de conteúdo digital e destacou o uso cada vez maior do arquivamento na nuvem. Ele também pôde contribuir falando dos maiores desafios no Brasil quando se fala em rede de alta demanda de transporte, como a extensão territorial e as formas de superá-los.

O Telecomptec também serviu de apresentação do coordenador dos cursos de Engenharia de Telecomunicação e de Engenharia da Computação, Prof. Rubem Dutra Ribeiro Fagundes. Desta forma o Prof. Alexandre Andreoli passa a se dedicar à coordenação da área de Inovação e Tecnologia.

Confiras as imagens do evento.

Saiba mais sobre o evento no site do evento.

 

Entre em Contato