Menu

O acadêmico de Engenharia Química e divulgador científico, Cristian Westphal, criador do canal Ciência e Astronomia, acaba de firmar uma parceria com o Climatempo, considerada a maior empresa de meteorologia da América latina. Cristian fará intervenções na programação do canal para falar sobre Ciência. Sua primeira participação aconteceu na sexta-feira, dia 11/11, no jornal das 16h, quando falou sobre o fenômeno da Superlua. Fenômeno este que será o primeiro o primeiro a ser transmitido por meio da parceria entre o projeto Ciência e Astronomia e o Climatempo e também contará com o apoio da APA (Associação Paraibana de Astronomia) e a BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network).

A transmissão ao vivo com telescópios direto de João Pessoa acontecerá a partir das 20h (horário de Brasília) e poderá ser acompanhada pelo link.

O que é a Superlua?

Cristian explica que “todos os corpos que giram em torno do Sol, ou seja, suas órbitas, não são totalmente circulares, é o que chamamos de elipses. Existem pontos no qual a lua está mais próxima da Terra, no qual chamamos de Perigeu, e momentos em que a mesma se encontra em sua maior distância com o planeta, chamado de apogeu. Quando a Lua está em sua fase cheia e está no perigeu, temos o fenômeno da Superlua. A olho nu não se é notada uma diferença em relação ao brilho ou ao tamanho da Lua, entretanto, se nota alguns detalhes a mais vistos com o auxílio de um binóculo ou telescópio.

Foto: Nasa

 

Entre em Contato