De 16 a 27 de julho a coordenadora dos cursos de Relações Internacionais e História da Universidade La Salle Canoas, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia, participou da Summer Academy da Universidad de La Salle de Bogotá. Ela ministrou a disciplina: Política de pertencimento, Nacionalismo e Relações Internacionais. “Minha proposta foi explorar, desde a eleição do Trump, todas essas dinâmicas menos internacionais e mais nacionais voltando. Essa questão de identidades nacionais fortes e influenciando a política internacional”, relatou. As aulas aconteceram diariamente das 18h às 22h e contaram com 31 alunos de países como Colômbia, Mexicanos e Norte-americanos.

Ideias para aplicar em Canoas

Durante o período que esteve na Colômbia a professora disse que notou semelhanças entre a instituição de Bogotá e a de Canoas: “Eu gostei muito de perceber como somos parecidos. Em Canoas, no sul da América Latina, a gente às vezes perde a dimensão de que participa de uma rede mundial muito forte. Nossos câmpus são parecidos, as pessoas se parecem”, relatou. Tatiana notou, ainda, a evolução alcançada pela Summer Academy, que já acontece há dez anos na Universidad de La Salle de Bogotá. “Eles disseram que começaram pequenos também. Mas agora, na décima edição, eles conseguem fazer duas sessões e chamam mais de dez professores estrangeiros”, explicou. Inclusive a ida da professora para a Colômbia aconteceu após receber uma chamada pública para inscrições de professores interessados em participar do projeto. “Tu crias uma comunidade acadêmica muito bacana e a experiência foi positiva e muito intensa”, descreveu.