Menu

Durante três dias o Unilasalle Canoas foi local de debates e reflexão sobre a sociologia do Direito. Com o tema “Movimentos contra-hegemônicos e direitos humanos em uma sociedade global”, o Sociology os Law chegou a sua segunda edição realizada no Unilasalle Canoas, reunindo pesquisadores, professores e acadêmicos entorno do uma visão interdisciplinar do Direito. Além de palestras, o evento contou com apresentação de mais de 130 trabalhos e com um encontro resultado da aproximação com pesquisadores uruguaios. Na programação, a interdisciplinaridade foi o que destacou. O Direito foi analisado de acordo com as suas relações com a saúde, a cultura, a sustentabilidade e a educação. 

Neste sábado, dia 04/06, o Salão de Atos foi o palco da conferência e da cerimônia de encerramento do evento e contou com uma mesa presidida pelo Prof. Sergio Cademartori, do Unilasalle, e com a fala da Profª. Wanda Capeller, agora professora permanente do PPG em Direito do Unilasalle, e do Prof. Casimiro Ferreira, da CES Coimbra. Cademartori fez uma fala de abertura da mesa fazendo uma análise sociológica do momento político em que se encontra o Brasil, citando exemplos que conceitualizem o termo golpe e sugerindo que “em um país violento e escravocrata como o nosso, a sociologia do Direito poderia contribuir muito mais”. Sua fala foi logo sucedida pela palestra da Profª. Wanda, que teve como tema o “retorno do penal de exceção” e destacou que seu discurso combatia uma tese que defendeu por muito tempo, de que a esfera penal era a única fortalecida ao longo do tempo no mercado capitalista. Ela garante, então que, ao atender uma lógica de poder e diante dos novos sinistros penais que surgem no capitalismo financeiro global, o penal de exceção sempre esteve reforçado.

Já o Prof. Ferreira falou sobre a “efetividade dos direitos no Novo Constitucionalismo Latino-americano” e sugeriu a reflexão acerca dos desafios que a sociologia do Direito sofre atualmente por conta das mudanças globais, entre eles o desafio do ensino e da pesquisa. “O ensino deve passar por uma formação civil. Não podemos mais formar profissionais tecnicamente competentes e sem sensibilidade social”. Propôs também a reflexão quanto à austeridade como teoria política, que em relação com a democracia a torna um sistema perverso. Após as falas da mesa, a cerimônia de encerramento ficou por conta do coordenador do PPG em Direito do Unilasalle e coordenador geral do evento, o Prof. Dr. Germano Schwartz, e do Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Cledes Casagrande.  Germano reforçou o objetivo do evento que foi discutir temas atuais e conexos entre sociedade e Direito diante dos Direitos humanos e aproveitou para agradecer a todos e ressaltar que em 2017 o debate continuará. “Este evento não seria possível sem a presença qualificada dos palestrantes, dos alunos e professores que marcaram esta edição”. Casagrande, por sua vez, destacou o caráter interdisciplinar que “enriqueceu muito os debates” e deve ser considerado para as próximas edições.

Confira as imagens do último dia de evento.

Entre em Contato