A Universidade La Salle realiza entre os dias 25 e 29/09 a terceira edição do Setembro Azul, evento que busca reconhecer as conquistas da comunidade surda. A ação é promovida pelo Núcleo de Atendimento ao Estudante – Intérpretes de Libras. As atividades serão gratuitas e abertas ao público.

Confira a programação e participe:

25, 28 e 29/09, às 19h - Sala 103 do Prédio 8: Oficinas de Libras

26/09, às 19h - Aud. Ir. Bruno Ruedell: Palestra “Case Universidade La Salle, as metodologias de ensino ao surdo no âmbito acadêmico. Convidados: Profª. Juliana Meregalli Schreiber e Prof° José Rogério Vidal

27/09, às 19h - Sala de Videoconferências da Biblioteca: Videoconferência “Desafios e possibilidades do sujeito surdo na universidade”.

Setembro Azul

Reconhecido desde 2008, o dia 26 de setembro é o Dia do Surdo. Por conta disso, a comunidade surda considera o mês de setembro muito especial e o intitulou de Setembro Azul. A cor simboliza o período da Segunda Guerra Mundial em que as pessoas com deficiência, entre eles os surdos, deviam usar uma faixa de cor azul no braço, sendo identificados e mortos pelos Nazistas por serem considerados incapazes.

Mas episódios como estes só fizeram a comunidade surda se fortalecer. Hoje, o azul representa o surdo que não tem vergonha da sua condição, pelo contrário, representa o surdo que conquistou seus objetivos, como uma Língua de Sinais e as Leis que têm como princípio o respeito aos Surdos e a sua diferença.

Instituição é referência no acompanhamento à comunidade surda e formação em Libras

Ser Global também é ser acessível. Por isso, a Universidade La Salle é referência no acompanhamento de surdos no Ensino Superior. Desde 2001 a Instituição conta com uma Equipe de Intérpretes de Libras que cresceu de acordo com a procura dos alunos. Hoje, são seis intérpretes que atendem 7 alunos surdos , que estudam em cinco cursos diferentes de Graduação: Processos Gerenciais, Pedagogia, Recursos Humanos, Design Gráfico e Educação Física e um aluno da pós graduação em Psicopedagogia.Ainda realizam o atendimento na disciplina de Libras com o professor surdo e demais demandas da Instituição. O acompanhamento deles começa desde o primeiro contato do aluno com a Instituição, logo no vestibular, e só se encerra na formatura. Os intérpretes são responsáveis por atividades como interpretação das aulas, a tradução de textos e acompanhamento em atividades extracurriculares, como cursos e eventos.

Além da estrutura oferecida para o acompanhamento de surdos no Ensino Superior, a Universidade La Salle exige que cursos de Graduação, principalmente os de licenciatura, tenham em sua grade curricular uma disciplina de Libras e também oferece cursos de extensão para quem quer se capacitar na Língua de Sinais ou aprimorar seus conhecimentos. São eles: Curso de Libras – I, II e III; Curso de Capacitação em Tradução/Interpretação de Libras; Curso de Capacitação  de Instrutor de LIBRAS.