Dois seminários com abordagem e participação internacionais movimentam a Universidade durante essa semana. Hoje, 14/08, com o Auditório Ir. Bruno Ruedell lotado de alunos, professores e demais interessados que se inscreveram previamente, foi aberto o Seminário Internacional: Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Ainda no sábado, 12/08, iniciou a disciplina Seminário Temático: Cultura, Gênero e Direitos Humanos, ofertada para alunos regulares do Mestrado, Doutorado e na categoria Especiais. Ambos eventos, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Memória Social e Bens Culturais, são ministrados pela professora da casa, Profª Dra. Tatiana Vargas Maia e pelo professor convidado e visitante do PPG, Dr. Steven Butterman, da Universidade de Miami.

O objetivo do Seminário Internacional é compartilhar trabalhos multidisciplinares dentro do tema (como lesbianidades, intersexualidade e as populações femininas nas prisões, por exemplo) de pesquisadores de diferentes instituições. “O conhecimento é universal. A Internacionalização e a excelência acadêmicas são intrínsecas, por isso a Universidade assume essa postura de abertura para o debate sobre a temática e para acolher a diversidade”, declarou a Prof. Tatiana na abertura do evento.

Nessa primeira noite, com intuito de refletir os estudos de gênero e como se aproximar e estudar o tema, tanto teoricamente quanto metodologicamente, o Prof. Steven assumiu a fala partilhando seu estudo sobre a presença brasileira no sul da Flórida, sobretudo sobre o movimento migratório de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros – LGBT. Steven, falando em Português, fez um apanhado histórico dos registros das primeiras migrações, datadas oficialmente nos anos 80, culminando no primeiro caso de migração por motivo de pedido de asilo pela “condição LGBT” (termo legal usado no caso), registrado em 1992. Antes de abrir para as perguntas, ainda, apontou os principais estilos de vida, desafios e preconceitos vivenciados, as motivações mais recorrentes e como acontece a acolhida desses brasileiros. As inquietações mais emergentes para a pesquisa do tema e as abordagens também estiveram em pauta.

Conheça o Prof. Dr. Steven Butterman

O Prof. Dr. Steven Butterman atua no College of Arts & Sciences da Universidade de Miami, especializado em estudos culturais e literatura comparada de língua portuguesa, com ênfase em gênero e sexualidade. É autor de uma dezena de livros e inúmeros artigos sobre gênero, sexualidade, cinema e música brasileira e cultura LGBT experiência. Está pela segunda vez na Universidade, compartilhando seu conhecimento e abrindo espaço para o debate do assunto expoente em todo o mundo.