A Universidade de Passo Fundo sediou nos dias 7 e 8/05 o Seminário Internacional "O Modelo Comunitário na Educação Superior", promovido pela UPF e pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O Seminário teve como objetivo divulgar o modelo comunitário, desencadeando debates e reflexões acerca do potencial das instituições públicas não-estatais para a expansão da educação superior brasileira, com qualidade acadêmica e sustentabilidade econômica. " Estamos enfrentando nos últimos anos uma acirrada concorrência em razão do aumento do número de instituições de ensino superior. Nesse cenário, as mudanças feitas pelo governo federal em programas como Fies, Pibid, entre outros programas também impactaram nosso desenvolvimento. Nosso modelo está consolidado, mas precisa ser aperfeiçoado", contextualizou o presidente do Comung e reitor da UPF, José Carlos de Souza, na abertura do evento.

Durante os dois dias de seminário estão sendo debatidos temas como a identidades das instituições comunitárias, questões referentes aos financiamentos dessas instituições, posicionamento de marca, etc. Um dos pontos altos do evento foi a presença do professor e pesquisador Tristan McCowan, da University College London UCL, que pesquisa o modelo comunitário em parceria com instituições brasileiras. "Vejo o modelo comunitário como pouco usual no mundo. São poucos no mundo que tem esses laços fortes com a comunidade. Esse modelo é pouco divulgado fora do Brasil. Estamos trabalhando nisso", explica.

A Prof. Dr. Hildegard Jung, o Prof. Me. Alcione Muller e a jornalista Maira Gatto representaram a Universidade La Salle.

Carta busca o fortalecimento das comunitárias

Ao final do Seminário, uma carta foi elaborada com o intuito de apontar ações para o fortalecimento das comunitárias por meio dos seus órgãos representativos: Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung); Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe); e Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). Entre os apontamentos presentes no documento, estão: alternativas de financiamentos para estudantes; investimento das comunitárias em pesquisa acadêmica sobre o modelo comunitário; e política de marketing coletivo sobre o modelo comunitário.