A área de Gestão e Negócios está vivendo uma semana muito especial e dinâmica aqui no Unilasalle. Isso porque durante toda a semana o foco é o debate sobre o mundo dos negócios e suas possibilidades. Na segunda-feira, dia 03/04, aconteceu a palestra de abertura que contou com a fala do Diretor de Graduação e Assessor de Inovação, Prof. Dr. Daniel Sperb que saudou a todos com muita alegria ao comunicar que o Unilasalle está prestes a se tornar Universidade, a primeira Universidade La Salle do país, e enfatiza : “Nenhuma inovação é feita sem gestão, portanto tenham uma ótima semana de atividades”. Já o coordenadora da área de Gestão e Negócios, Prof. Me. Silvio Denicol Junior aproveitou para falar sobre as quatro áreas estratégicas em que os cursos se dividem e apresentou a área de gestão, apresentando os principais parceiros.

A primeira palestra foi sobre o desempenho do mercado de trabalho para as mulheres com o Prof. Moisés Waismann, do Unilasalle. Ele começou falando um pouco sobre o trabalho desenvolvido no Observatório Unilasalle: Trabalho, gestão e políticas públicas que busca entender o cenário da região. A pergunta “onde estão as mulheres no mercado de trabalho?” guiou o resto da sua fala em que através de dados que consideraram diversas áreas de atuação, como educação, saúde e indústria de transformação no mercado formal. Depois dele, a Diretora da Federação dos bancários do RS e atual secretária estadual de mulheres da central Única dos Trabalhadores do RS, Ísis Garcia Marques fez sua fala questionando o papel da mulher no mercado de trabalho, assinalando as dificuldades e desigualdades.

Experiências de negócios familiares são divididas com os participantes

A experiência de quem toca os negócios da família foi dividida durante a noite desta quarta-feira, dia 05/04. Luiz Carlos Stefani, Presidente da CICS Canoas falou do caso do Grupo Stefani, um empreendimento familiar de transporte e logística, revenda e distribuição de combustíveis que existe desde 1954. Luiz contou da evolução da empresa e da sua contribuição como no caso da sucessão familiar, já que a empresa chega sua terceira geração e só agora começou a profissionalizar algumas áreas, como a própria gestão.

Já Paulo Ricardo Fritzen, Presidente da CDL Canoas contou a sua história ligada a rede de lojas Moda e Oferta, que hoje é tocada pelos três irmãos e que já passou por momentos difíceis. A rede se reinventou passando de uma revenda de atacado para o varejo que hoje conta com doze lojas espalhadas na região metropolitana. “A motivação ou a necessidade são fatores que levam ao empreendedorismo”.