Com o intuito de trazer experiências e discutir a confessionalidade e sustentabilidade das instituições de ensino confessionais, aconteceu na manhã de hoje, dia 02/06, no Unilasalle Canoas, o II Fórum Nacional das IES Confessionais, promovido pela Associação Nacional da Educação Católica (ANEC) e Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE). A abertura do evento contou com a presença de lideranças do poder público e instituições de ensino que mobilizaram os participantes sobre os temas que serão discutidos até a manhã de sexta-feira, dia 03/06. As autoridades presentes na mesa de abertura foram a Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação do , Srª Márcia Coiro, que representou o Governador do Estado do RS José Ivo Sartori, o Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o Presidente da ABIEE e Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Dr. Benedito Aguiar Neto, o Presidente da ANEC e Reitor do Unilasalle Canoas Dr. Paulo Fossatti, a Promotora de Justiça Miriam Balestro Floriano, a Reitora do Centro Universitário Franciscano Irani Rupolo e o Diretor da Faculdade Dom Bosco Pe. Marcos Sandrini.

Confessionalidade foi o primeiro tema abordado no evento

As palestras começaram com a fala do Ir. Clemente Juliatto, Pós Doutor pela University of London e pela Harvard University, que promoveu uma reflexão sobre os diferenciais da orientação religiosa de instituições de ensino. “As instituições confessionais precisam ser melhores oferecem algo que vai além das instituições públicas, já que estas últimas estão conectadas a um Estado Laico. Por isso, oferecemos um diferencial, que é independente da religião em si”. Juliatto enfatizou também a excelência dos conteúdos que as confessionais ensinam e praticam, pois são fiéis a sua orientação religiosa.

A segunda palestra foi do Prof. Dr. Davi Charles Gomes, doutor no Westminster Theological Seminary com estudos na Université de Genéve na Suiça e no Lutheran Theological Seminary at Philadelphia. Davi falou um pouco sobre o caminho que as confessionais buscam traçar em busca da excelência. “Nossa visão escatológica é uma visão de paz e sustentabilidade. Queremos transformação, e somente as confessionais tem essa clareza missional de buscar referenciais transcendentes, compreensão de uma unidade mais profunda, auto-suspeição e uma visão restauradora do ato de educar. Exercemos um papel de profetas e sacerdotes, de conectar relacionamentos e de mediar a relação com Deus”, finalizou o pesquisador.

Os trabalhos da primeira manhã do evento foram encerrados com a participação dos presentes e pela mediação da Reitora do Centro Universitário Franciscano Irani Rupolo e da Reitora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Marcia Nogueira Amorim. Na parte da tarde o evento segue com a exposição de cases de universidades confessionais, que promete a partilha de saberes.

Confira as fotos do evento