Menu

Desde a manhã de segunda-feira o Unilasalle respira pesquisa. Isso porque teve início a décima segunda edição da Semana Científica do Unilasalle - Sefic 2016. E neste ano, o evento tem muitas mudanças, como a retomada das atividades integradas de extensão. São palestras, oficinas e debates conduzidos por especialistas de diversas áreas do conhecimento e que prometem enriquecer ainda mais a Sefic. 

No primeiro dia, temas como síndrome miofascial, Lean Lego e concursos públicos reuniram os interessados. A palestra da manhã, sobre manejo da dor ministradas pelos professores Rafael Vercelino (UFCSPA) e Rodrigo Zanota (Unilasalle) abordou a sensibilização central da dor, evento que ocorre com alguns pacientes que são mal respondedores a diversas terapias e que apresentam uma qualidade de vida e funcionalidade reduzida. Ao final da mesa redonda, os alunos foram premiados com produtos da Fisio 2000, apoiadora da Sefic. O Prof. Alberto Luiz Menegotto, da CPC Concursos, ministrou uma palestra à noite e falou sobre as alterativas no mercado de trabalho a partir de concursos públicos. O foco da palestras foram os cargos e concursos da área do Direito, seus salários e critérios para o processo seletivo. De acordo com o professor, mais de duas mil vagas serão abertas com a criação de novos tribunais regionais federais. Além de falar do conteúdo gratuito disponível na página do CPC, Menegotto sorteou duas bolsas de cursos online entre os participantes.

Já no segundo dia o destaque foi para o evento de abertura da Sefic. A banda de heavy metal, Black Triad, que tem como guitarrista e vocalista o Prof. Ricardo Aronne, apresentou-se dando o clima animado da noite de muito debate. O reitor do Unilasalle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, destacou que a Semana Científica é o evento da instituição que reúne desde alunos do ensino médio até doutores. “Obrigado por acreditarem na ciência porque, sim, nós fazemos a diferença com a produção de conteúdo que geramos”, ressaltou. Já a Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Profª. Dra. Patricia Kayser Mangan falou das principais mudanças desta edição e confirmou que elas foram feitas atendendo às demandas dos próprios alunos. Além disso, destacou que a Sefic serve muito para os acadêmicos descobrirem suas habilidades ainda não descobertas, “assim como nós descobrimos mais um talento do Prof. Aronne hoje”. 

A palestra da noite ficou por conta da Diretora da Divisão de Assuntos Institucionais da Polícia Civil e Professora da Unisinos, Prof.ª Dr.ª Elisangela Melo Reghelin, e da Coordenadora dos Cursos de Relações Internacionais e História do Unilasalle Canoas, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia que debateram o tema do evento: Equidade Social e Entendimento Global. A palestra de abertura teve a mediação Prof. Dr. Marcos Jorge Catalan, Docente Permanente do PPG em Direito do Unilasalle.

No mesmo dia, Gustavo Alves Pereira, jornalista e professor da Alfamidia esteve presente no Unilasalle e fez uma palestra sobre métricas em redes sociais e como mensurar resultados de campanhas, além da importância da comunicação digital e a influência das redes sociais e do Google, principalmente para os negócios. O jornalista abriu a palestra contando uma experiência pessoal: em 2006, seu trabalho de conclusão na faculdade foi um dos primeiros a abordar o tema de blogs corporativos, o que hoje em dia é bem distante da realidade. Também foi discutido o momento vivido hoje, de que toda informação deve ser analisada de forma estratégica e que com o "boom" das redes "o consumidor ganhou uma voz". Ao final da palestra, foi sorteado um curso de Marketing Digital para a plateia. 

A XII Sefic segue até sexta-feira e conta com o apoio de Alfa Mídia, Grupo A Educação, Verbo Jurídico, Fisio Work, Fisio 2000 e Cescorf. Confira a programação no site.

Confira algumas imagens do evento.

Entre em Contato