A Universidade La Salle iniciou essa semana sentindo saudade da movimentação gerada pela 13ª Semana Científica da Universidade La Salle – Sefic, promovida de 16, segunda-feira, até 21/10, último sábado. Com o tema “A pesquisa e o respeito à diversidade”, a Sefic propiciou uma programação repleta de atividades gratuitas para diferentes públicos, desde oficinas e exposições, até a promoção do I Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica.

Sefic em movimento

A abertura oficial aconteceu na noite na terça-feira (17/10), com palestra realizada no Salão de Atos, realizada pela Profª Draª Cristina Beatriz Cazabuena Bonorino (PUC/RS) e Prof. Dr. Jayme Weingartner Neto, com a mediação do Prof. Dr. Cleber Gibbon Ratto. O centro da fala foi o tema do evento, abordado por diferentes perspectivas. Enquanto a Profª Cristina trouxe o papel da mulher na Ciência, o professor Jayme suscitou questões legais sobre a discussão do Ensino Religioso nas escolas.

Mesmo antes da abertura oficial a Sefic já estava movimentando o campus. Ainda no dia 16, iniciaram as atividades de extensão, gratuitas e destinadas àqueles que realizaram inscrição prévia, como palestras e workshops, que seguem até a quinta-feira (19/10). Também na segunda-feira aconteceu o III Consórcio Doutoral, reunindo doutorandos de diferentes áreas para compartilhar e debater seus projetos de tese com outros acadêmicos e professores.

Durante toda a programação, a Universidade acolheu a curiosidade de alunos de ensino regular, mas também deu espaço para as suas construções e descobertas. No dia 17, em especial, aconteceu a apresentação e avaliação dos trabalhos do Projeto Jovens Talentos, um espaço de interação entre estudantes do Ensino Médio e professores pesquisadores, com o objetivo de despertar a curiosidade para a investigação científica.

A tradicional e disputada Feira e Mostra de Iniciação Científica e de Mostra Cultural, ambas no Complexo Poliesportivo, aconteceram no dia 18. Os acadêmicos apareceram em grande número para conferir os cartazes e apresentações dos colegas acerca dos seus trabalhos científicos. Não poderia faltar as Comunicações Orais dos graduandos e mestrandos, que aconteceram durante a semana.

I EPPEB - Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica

E se as práticas pedagógicas mais legais desenvolvidas pelo Brasil afora virassem um livro? Esse foi o resultado da última atividade da Sefic 2017, que inclusive foi a novidade da edição: o I Encontro de Práticas Pedagógicas. O evento aconteceu durante toda a manhã do sábado (21), reunindo professores de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas, e acadêmicos de licenciatura que que atuam nas escolas, para compartilhar experiências e vivências que somam dentro de sala de aula. Muitas práticas exitosas foram apresentadas, promovendo a reflexão e debate do papel do professor e da sua atuação, de norte a sul do país.

A Diretora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Profª. Drª. Patricia Kayser Vargas Mangan, que acompanhou de perto a Sefic, desde a concepção até a concretização da programação, explica que o IPPEB é fruto de uma demanda natural que partiu dos acadêmicos e professores, a partir do próprio desenrolar das atividades do evento. “Antigamente, contávamos com eventos que se propunham a dar conta da reflexão sobre o papel do professor em sala de aula. O Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica Surge como espaço que não se resume ao meio acadêmico e teórico, mas como lugar de partilha de práticas pedagógicas”, destaca.

O evento deixou claro aos participantes que recursos financeiros não são delimitadores de boas ideias. “Foram mais de 30 projetos que compuseram quatro mesas de grupos de trabalhos, mostrando que a ciência também surge de problemas cotidianos das mais diversas realidades. Testemunhamos o protagonismo do aluno e o professor entendendo seu papel como educador, trabalhando a partir das ferramentas que tem disponível para construir algo muito maior”, completou Ane de Mira, egressa do Mestrado da Universidade e que integrou a organização do IPPEB.

A partir desse encontro, será elaborado um livro que reunirá todos os trabalhos e escrito de forma colaborativa pelos participantes, agregando novos olhares para as suas construções pelas trocas realizadas no evento.