Menu

Representantes de instituições públicas e privadas de todo o Rio Grande do Sul se reuniram na tarde desta segunda-feira para debater políticas que ponham fim à violência contra a mulher. Eles fazem parte do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres, do qual a Universidade é integrante. Essa foi a segunda reunião de trabalho do Comitê, que foi lançado em abril. “É uma reunião para comunicar o que já foi feito e projetar o que será realizado. A Universidade La Salle foi encarregada de criar uma metodologia de implementação e avaliação das políticas, para que em um ano a gente possa mensurar os impactos das nossas ações”, explica a Prof. Dr. Tatiana Vargas Maia, representante da Universidade no Comitê.  

As ações são gerenciadas pela Assembleia do RS. O presidente da ALRS, deputado Edegar Pretto (PT), esteve presente no encontro e destacou a importância das ações do Comitê: “Temos que levar esse debate para a educação, que é o terreno mais fértil possível. O objetivo é ter uma nova geração melhor que a nossa. Acho que o menino que vê e convive com violência em casa, do pai agredindo a mãe, tem mais possibilidade de ser agressor. A menina que vê a mãe sendo agredida em casa tem mais possibilidade de ser submissa. Isso se não houver intervenção do poder público, do professor preparado para agir e atuar”, explicou.

Estavam presentes na reunião de hoje os seguintes representantes: Isis Gadenz (UERGS), Denise Engel (General Motors), Eliane Pardo (UFPel), Alexandre Almeida (UFCSPA), Maria Guaneci (ONG Temis), Fábio Marçal (IFRS), Anita de Jesus (TRT 4), Fernanda Machado (IF Farroupilha), Maria de Lourdes Losi (Prefeitura de Rio Grande), Maria de Almeida (FURG), Michele Gomes da Rosa (TRT 4), Rafael Hitsper (Unipampa), Marlize Vitcel (IFSUL), Paula Ribeiro (FURG), Beatriz Peruffo (OAB-RS), Cristina Olsson (CMPC Celulose Rio-grandense), Fábio Araújo e Elisangela da Silva (representando Ver. Claudinha Jardim – Guaíba), Marcelo Nepomuceno (Superintendente de Comunicação e Cultura ALRS), Najla Diniz (Inter), Luciana Kroeff (Grêmio), Lisiane Vianna, Luciana Rodrigues e José Luiz Fuscaldo (Agência Moove) e Paulo Nunes (Secretaria de Ciência e Tecnologia do RS)  

Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas

O projeto reúne artistas, representantes de universidades, governo estadual, empresários, grupos de comunicação, entidades de classe, da sociedade civil e de ativistas da luta contra a violência a mulher para trabalhar em ações concretas e de engajamento à igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate a qualquer tipo de violência contra as mulheres e meninas, seja psicológica, sexual, física ou moral. O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a possuir um comitê regional.

 

Entre em Contato