Menu

O que acontece quando uma Instituição de Ensino Superior que integra a maior Rede de Ensino do mundo presente em todos os continentes com mais de 300 anos de história ligada à educação decide inovar? Surge uma nova tipologia de formação superior, baseada na articulação estratégica entre conhecimento e negócios. No Unilasalle Canoas os mais de 30 Cursos de Graduação operam como Unidades Estratégicas de Negócios e seus coordenadores são capacitados a utilizar ferramentas de Design com objetivo de promover visão sistêmica e obter ganhos na curva de desempenho das Unidades. Essa mudança vem do reposicionamento estratégico institucional baseado em conceitos de Design Thinking, orientada pelo Diretor de Graduação e Assessor de Inovação, Prof. Dr. Daniel Sperb. “O Design tem impactado o mundo dos negócios e o mundo acadêmico, tornando a criatividade o mais importante ativo da economia para geração de inovação. Sendo assim, a criação de condições mínimas para o exercício da criatividade é pré-condição para a sobrevivência em qualquer organização”, comenta.

Quatro grandes áreas

Um dos resultados do processo de inovação pelo Design é o estabelecimento de áreas estratégicas que congregam e reorganizam todo o portfólio de cursos, bem como alinham todos os outros setores do Unilasalle a operar com base na geração de valor. Cursos de graduação, pós-graduação, extensão, projetos com o setor privado e governo, adquirem conotação mais assertiva frente às demandas da sociedade e do mercado.

Na prática, os cursos, antes concentrados em seus próprios currículos, passam a ter uma visão sistêmica em uma plataforma híbrida composta por competências das diferentes formações que compõem a área. Os cursos e projetos se concentram nas áreas de Educação e Cultura, Gestão e Negócios, Inovação e Tecnologia e Saúde e Qualidade de Vida. Cada uma das áreas passa a ter um Coordenador, responsável por articular ações conjuntas e por promover aos acadêmicos, práticas que exploram a interdisciplinaridade e a realidade encontrada no mercado de trabalho atual.

“Um exemplo prático desse novo formato é o engenheiro que está na mesma área do designer. Formamos um engenheiro com habilidades criativas e um designer com habilidades de engenharia”, complementa Sperb.

Conheça melhor cada uma das áreas:

Educação e Cultura

Educação e Cultura é a área que promove, por meio das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, os saberes e pilares necessários à Educação do Futuro. Deste modo, os currículos dos cursos permitem a vivência da interdisciplinaridade ao longo do processo de formação.

A Educação e Cultura, congrega cursos de Pedagogia, Letras, Teologia, Ciências Biológicas e História, oferta cursos de Extensão e Pós-Graduação e ainda gerencia um macro projeto institucional, o La Salle Cult, catalisador de Metodologias Ativas e de experiências significativas de aprendizagem sob a perspectiva da Educação por Competências. Essa visão de educação faz do Unilasalle Canoas um universo de experiências significativas de aprendizagem, onde a vivência determina a excelência do saber.

Gestão e Negócios

Gestão e Negócios é a área responsável por promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental aos diferentes setores produtivos da área de abrangência institucional, ampliar a qualificação profissional e a gestão pública, privada e ONGs, consolidando continuamente a vocação comunitária do Unilasalle Canoas.

A área congrega os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Turismo, Relações Internacionais, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing, Processos Gerenciais e Eventos e ainda dispõe de cursos de Extensão e Pós-Graduação. Por meio da La Salle SharedBusiness, a área de Gestão e Negócios dá vazão para toda expertise desenvolvida nos cursos pertencentes a área e permite aos acadêmicos vivências reais logo nos primeiros semestres.

Inovação e Tecnologia

Inovação e Tecnologia é a área que reúne pesquisa e desenvolvimento aplicados de forma inovadora com o uso de tecnologias de ponta e abordagem interdisciplinar. Além de congregar os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica (novo), Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Química, Design Gráfico, Design de Produto, Design Bacharelado (novo), Redes de Computadores e Sistemas para Internet, a área tem cursos de Extensão e Pós-Graduação. Por meio da La Salle Innovation, os currículos dos cursos e as demandas mercadológicas são alinhados, possibilitando que a área de Inovação e Tecnologia do Unilasalle Canoas entregue projetos, produtos e serviços com foco em resultados.

 

Saúde e Qualidade de Vida

Saúde e Qualidade de Vida é a área que apresenta como grande diferencial para a comunidade a interdisciplinaridade entre os cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física e Estética e Cosmética, além de cursos de Extensão e Pós-Graduação. Caracterizando-se como uma Unidade de Saúde, o La Salle HealthCare permite a integração dos cursos de graduação por meio de projetos elaborados na Instituição, propiciando ao acadêmico a vivência prática do seu curso desde o primeiro semestre, o que lhe oportuniza o diferencial competitivo no mercado de trabalho. Essa unidade está pautada na inter-relação de três frentes de atuação: a formação acadêmica, a tecnologia e, pela filosofia institucional comunitária, a prestação de serviços na área da saúde e do esporte.

 

Inscreva-se!

Para ingressar em qualquer um dos cursos das quatro áreas estratégicas faça sua inscrição para a prova de Vestibular que acontece 26/11, às 10h. As inscrições para o vestibular poderão ser feitas pelo hotsite, pelo telefone (51) 3476 8559 ou na loja do Unilasalle no Canoas Shopping (Av. Guilherme Schell, 6750). O valor da inscrição é R$50,00, mas quem efetuá-la pelo telefone ou na loja do shopping tem 50% de desconto neste valor. Candidatos que pretendem usar a nota do ENEM podem realizar a inscrição normalmente e pagam a taxa de R$10,00. 

Entre em Contato