O reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, coordenou nessa quarta-feira (26/06) a mesa de trabalho “Educating for fraternal humanism: Innovative Education Moderator” durante o IV Congreso Internacional das Cátedras Scholas, que tem como tema: “Universidad y Escuela. Hacia el relanzamiento de universidades ‘en salida’”. Ele e a coordenadora do curso de Relações Internacionais e História e representante da Universidade no Comitê Gaúcho Impulsos do Movimento #ElesPorElas da ONU Mulheres, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia, estão representando a Universidade La Salle no congresso, que é uma iniciativa do Papa Francisco e acontecem em Roma até o dia 29/06.

Amanhã a professora Tatiana fará uma apresentação sobre o projeto do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento #ElesPorElas da ONU Mulheres e seus impactos na Universidade La Salle. "Essa apresentação garante visibilidade à iniciativa e reafirma o nosso comprometimento institucional com essa causa, e permite que a Universidade se insira em uma rede internacional de trocas de experiências e melhore práticas que podem enriquecer nossas ações", detalha Tatiana.

Na sexta-feira, Fossatti apresenta ainda o projeto Melhoramos Juntos, uma plataforma de participação cidadã que tem como objetivo reconhecer boas práticas na cidade de Canoas. Elas precisam estar relacionadas aos temas “Educação” e “Cultura e Lazer”. O reitor valoriza a troca de experiências com instituições de outros países, realizada no congresso: “A Universidade La Salle Canoas/Brasil ganha visibilidade internacional ao se associar ao Projeto Scholas. Nele, reforça sua identidade humanitária, sua responsabilidade social, seu compromisso com as grandes causas da humanidade”, explica.

Cátedras SCHOLAS

O Programa Cátedras Scholas foi idealizado pelo Papa Francisco com o objetivo de valorizar a Universidade e instituições de educação que mantêm programas de compromisso social com suas comunidades. No III Congresso Internacional de Cátedras Scholas, realizado em 2017, a Universidade La Salle levou como exemplo de atividade de integração com a comunidade o trabalho do Tecnoscial junto às cooperativas de recicladores de Canoas e região, que acontece há mais de 10 anos. O objetivo final é reconhecer essas ações e promover parcerias entre atividades semelhantes.