A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília, debateu a instituição do Dia Nacional da Filantropia. A audiência pública ocorreu hoje pela manhã, no Pelnário 7, e teve como um dos convidados o reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, que também é presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). ““Nós enquanto entidade, a ANEC, atendendo mais de 90 universidades católicas, mais de 1200 escolas católicas, centenas de obras sociais e dezenas de hospitais, nós temos sim uma bela história quando olhamos para trás de parceria com nosso povo brasileiro”, contextualizou Fossatti, que foi o primeiro a falar. O reitor também alertou que o possível fim da filantropia, proposta debatida e rejeitada pelos parlamentares no primeiro semestre, seria extremamente prejudicial. “Nós temos ciência que sem filantropia nesse país, sem os católicos, sem os evangélicos, sem as demais obras de assistência social, literalmente nosso Brasil vai parar”, disse.

A proposta, de autoria do Deputado Antônio Brito, é estabelecer o dia 20 de outubro como o Dia Nacional da Filantropia. A partir da audiência será idealizado o projeto de lei referente a ideia. “Nós vamos dar entrada com o projeto, mas deve levar algum tempo para passar pelas Comissões. Por isso, quero fazer uma proposta, que a gente saia daqui prontos para comemorar a partir das nossas redes o dia 20 de outubro próximo como Dia Nacional da Filantropia. Fazendo com que isso seja legitimado pelas nossas ações”, propôs o parlamentar.

Também formaram a mesa de convidados o presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), o representante da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Maurício Pereira e o representante da Federação das Apaes do estado de Minas Gerais – FEAPAES – MG, deputado Eduardo Barbosa.

Você pode assistir o debate no site da Câmara dos Deputados AQUI