Menu

Mais uma conquista do estudante de Educação Física do Unilasalle e atleta apoiado pela Instituição, Rafael Moreira. Agora o canoense possui o sexto título de campeão brasileiro - das dez vezes que chegou à final. O XVII Campeonato Brasileiro de Karate Japan Karate Association (JKA) ocorreu entre os dias 28/04 a 01/05, no Nippon Country Club, no município de Arujá, em São Paulo. Pela categoria kumite de equipes, Rafael Moreira liderou a equipe gaúcha que fez a final, pelo segundo ano consecutivo, contra o estado de São Paulo. “A equipe gaúcha estava muito unida e, realmente, lutavam uns pelos outros. Desta forma, mais uma vez, vencemos a fortíssima equipe de São Paulo dentro da casa deles”, comentou Rafael.

Além do Brasileiro de Karate JKA, foi realizado um curso de capacitação técnica, com a presença dos mestres Yoshizo Machida, do Pará, Yasuyuki Sasaki, de São Paulo e, como convidado especial, o Mestre Akio Serizawa, do Japão.

Final de grandes nomes e grande amizade

Na grande final da categoria kumite individual, o público presente pode ver dois grandes nomes do karate brasileiro: Jayme Sandall, do Rio de Janeiro e Rafael Moreira, do Rio Grande do Sul. Segundo Rafael, os dois são amigos de longa data. Ambos entraram na Seleção Brasileira em 2002 e participaram do primeiro Sul-Americano da JKA, em Santiago do Chile. Após muita disputa, Rafael acabou com a prata. “Ao final da luta, nos abraçamos longamente, sinal de respeito mútuo”, comenta Rafael, ressaltando que a rivalidade dentro dos tatames não abala a amizade entre os atletas. “E que isso sirva de ensinamento para as próximas gerações: rivais não têm de ser inimigos. Muito pelo contrário”, ressalta.

Segundo Jayme Sandall, a melhor frase para definir o evento e as lutas como um todo, foi a frase dita por Rafael Moreira, ainda dentro do koto (área onde ocorre a luta), logo depois da final, disse: “Isso é karate JKA!”

Lembrando que ambos já garantiram suas vagas no Sul-Americano de 2016, que irá acontecer em setembro desse ano, no Chile, ao conquistarem o 1º e 2º lugar, respectivamente, no campeonato brasileiro.

Do lado de fora do koto

Neste ano, o capitão Rafael Moreira também foi técnico da equipe masculina adulta, demonstrado sua capacidade de liderança e o respeito que conta por parte dos seus companheiros. Mas, todas as conquistas ele dedica ao seu mestre. “Sou grato ao professor e técnico Alfredo Aires (diretor técnico da Federação Sul Riograndense de Karate do Tradicional - FSRKT), que sempre me apoiou”, destaca. Além disso, ele ressalta o apoio do Unilasalle, Prefeitura Municipal de Canoas e patrocinadores.

Entre em Contato