Menu

A Universidade La Salle é uma instituição comunitária, por isso tem o compromisso de acolher quem está no seu entorno. É sob esse preceito que surge o UNIVERSIDADE LA SALLE INCLUI: apoio aos imigrantes, projeto de extensão em parceria com a Associação Batista, responsável por atividades junto aos imigrantes em Canoas. O lançamento do projeto vai acontecer no dia 14/11, quando cerca de 80 imigrantes devem visitar a instituição e conhecer melhor a estrutura. “Os migrantes que chegam hoje ao Brasil em situação de vulnerabilidade, vindos de regiões desfavorecidas, precisam receber um suporte e atenção especial. A Universidade pode e deve contribuir por meio de diferentes ações educativas para que esses visitantes se sintam em condições de se estabelecer em nossa país de uma forma mais digna”, explica o Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, Prof. Dr. José Miranda.

Na primeira fase do projeto a Universidade irá oferecer aulas de português para os imigrantes, mais especificamente, haitianos. As aulas iniciaram a partir de março no campus para 30 alunos e serão ministradas por bolsistas do Curso de Letras. A Pastoral está em busca de voluntários para essa atividade. Informações pelo e-mail: tiago.cargnin@unilasalle.edu.br

Em uma segunda fase o UNIVERSIDADE LA SALLE INCLUI: apoio aos imigrantes pretende integrar atividades de outros cursos no projeto, ampliando o atendimento aos estrangeiros. “A inserção da comunidade de migrantes Haitianos em Canoas no nosso espaço universitário é mais um passo para aprofundarmos nosso comprometimento institucional com questões de Diversidade e Direitos Humanos, reafirmando, assim, nosso comprometimento com o Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos e com o Programa de Impacto Acadêmico da ONU”, explica uma das coordenadoras do projeto, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vrgas Maia. Outra referência no trabalho é o coordenador do Tecnosocial, Prof. Me. Tiago Tiago Daniel de Mello Cargnin: "Enquanto instituição comunitária, a Universidade La Salle, se propõe a apoiá-los por meio do ensino da língua portuguesa gerando novas possibilidades para este grupo, assim produzindo um vínculo concreto com estes imigrantes e corroborando com a sua missão de incluir àqueles que estão à margem. Iniciaremos o projeto com cerca de 30 haitianos que terão aulas no campus duas vezes por semana", explica Tiago. 

E você? Quer estar em uma universidade que tem projetos com a comunidade? Saiba mais AQUI.

Entre em Contato