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Um novo espaço para incentivar a leitura será entregue aos alunos da Escola Estadual de Ensino médio Professor Alcides Cunha, em Porto Alegre. A ação é fruto de um projeto desenvolvido por professores e alunos bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, direção da escola e tem o financiamento da Fundação ITAÚ Social. A ideia começou a ser pensada em 2015, quando o “Projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem” foi idealizado. Em 2016 foi feita uma avaliação das condições da biblioteca da escola: “O espaço estava desorganizado, os livros tinhas cupins e o acervo estava danificado. Além disso, o espaço tinha problemas na instalação elétrica”, relata a coordenadora do projeto, professora da escola e coordenadora do PPG em Educação da Universidade La Salle, Dra. Vera Lúcia Felicetti. A proposta inicial era reformar esse local, mas uma sala mais nova foi cedida pela direção da escola que apoia e participa ativamente do projeto. A partir daí iniciou o trabalho de pintura, limpeza, montagem dos móveis e, com a ajuda da bibliotecária da escola, foi feita a organização do acervo. “Com o apoio da Fundação Itaú Social conseguimos comprar novos sofás, armários e escrivaninhas. O aluno tem que se sentir confortável, isso motiva ele a buscar o livro e ler. Estimula ele a frequentar a biblioteca”, relatou a Prof.ª Vera.       

Participam do projeto quatro bolsistas de iniciação científica júnior, que são alunos da escola. Além de três bolsistas do Mestrado em Educação, um bolsista do Doutorado em Educação e dois bolsistas de graduação, dos cursos de Engenharia de Produção e Psicologia da Universidade La Salle. Os envolvidos ajudaram no processo de reorganização do espaço e também na produção científica do projeto. Também participam do projeto a Profª. Drª. Adriana Pineda Robayo e Prof. Dr. Leonidas RobertoTaschetto.

A entrega desse novo espaço acontece no dia 16/05, às 10h30. Participam da solenidade autoridades convidadas e alunos. O trabalho por lá continua, já que o projeto prevê o desenvolvimento de atividades educacionais de orientação e incentivo à leitura e pesquisa. Esta fase vai incluir oficinas de formação pedagógica e didática aos professores da escola. Também será desenvolvida a hora do conto em língua espanhola e está prevista a participação na hora do conto de um professor visitante, especialista no ensino de Inglês para estrangeiros da Universidade de Utah – Estados Unidos.

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