Menu

A Profª Ma. Raffaella Porciuncula Pallamolla venceu um edital nacional do Ministério da Justiça e passa a atuar como consultora para políticas públicas ligadas ao sistema penitenciário no país. Ela conta que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) firmaram um convênio há dois anos e que esta foi a primeira vez que contrataram uma consultoria. Seu trabalho durante um ano será na consultoria de desenvolvimento de políticas nacionais de práticas restaurativas no sistema prisional. “Este período irá permitir uma aproximação com o sistema, com dados e momentos de troca com outros projetos que se completam. Este projeto é promissor porque demonstra a preocupação do Ministério da Justiça com o tema e porque o mínimo que for feito já será bastante”, destacou.

Raffaella passou por diversos processos até vencer o edital. Passou por análise de currículo, entrevista por telefone e o envio de uma proposta de simulação de algo que pudesse ser implementado no sistema prisional e sugeriu nele um novo modelo de gestão prisional que pense na estrutura da casa prisional e que conceda aos presos documentações. Raffaella é professora no Unilasalle de criminologia e Prática penal 1 e acredita que sua experiência contribuirá diretamente para suas aulas pois a partir de agora estará inserida na construção de políticas públicas e poderá despertar um olhar mais crítico dos acadêmicos para um tema que é desconhecido por muitos. As políticas restaurativas, segundo Raffaella, incentivam a resolução de conflitos através do diálogo, fugindo das tradicionais punições.

Direito do Unilasalle é nota 5 em avaliação do MEC

Experiências como a de Raffaella enriquecem o curso de graduação e contribuem para a formação de seus alunos. Por essa e outras que o curso de Direito do Unilasalle recebeu no último ano a nota 5 na Avaliação de Renovação de Reconhecimento de Curso do MEC. Foram considerados inúmeros aspectos organizados em três dimensões, sendo elas: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O curso completa neste ano 16 anos de existência.

 

Entre em Contato