Na noite dessa quarta-feira, 30/08, a Universidade La Salle sediou o 1º Encontro do Grupo de Educadores Google de Canoas (GEG). O evento foi uma iniciativa do Prof. Dr. Augusto Niche Teixeira, que responde à coordenação do GEG. Na noite, ele mediou as falas dos professores Daniel Sperb e Dr. Renato Ferreira Machado, além do bate-papo com os presentes. O encontro foi aberto e gratuito para a comunidade.

As metodologias e tecnologias Google usadas pela Instituição foram os assuntos que abriram a rodada de palestras. O professor Dr. Daniel, que também é Diretor de Graduação e Assessor de Inovação da Universidade, compartilhou a experiência cotidiana da estratégia aplicada, que vai dos setores internos, passa pelas salas de aula e corredores, até os projetos institucionais. “A criatividade é inerente ao ser humano e é transformadora. Temos duas escolhas: desenvolver a criatividade para ser usada no processo de inovação como ferramenta estratégica na aplicação das metodologias e tecnologias, ou rezar para que os projetos deem certo”, afirmou.

“Mediação Cultural: quando deixamos de ser expectadores” foi o tema ministrado pelo Prof. Renato Machado, coordenador do Curso de Pedagogia. Por meio do universo dos personagens das histórias em quadrinhos, tratou do envolvimento e profundidade dos educadores para a transformação da sala de aula e da relação ensino-aprendizagem. “Quando passamos a entender os símbolos deixamos de ser expectadores. Por exemplo, o primeiro sapatinho do filho que foi guardado pelos pais é mais do que um item do vestuário, simboliza a chegada de um filho, uma experiência transformadora. Quando passamos a compreender o símbolo dessa forma, nos tornamos capazes de mediar a experiência que representa”, frisou.